Foto de ASCOM Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões / Divulgação
Palmeira das Missões foi habilitada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) a participar da destinação de recursos do Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar de Animais Domésticos (FUNBEA-RS), na modalidade de transferência fundo a fundo. A habilitação foi oficializada por meio da Portaria SEMA nº 115, de 18 de junho de 2026.
Com a inclusão na relação de municípios aptos, Palmeira das Missões poderá acessar recursos estaduais destinados ao fortalecimento das políticas públicas de proteção e bem-estar animal. A habilitação é resultado do trabalho desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária e do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, que atenderam aos critérios estabelecidos no edital do Governo do Estado.
Os recursos poderão ser aplicados em ações como programas de controle populacional de cães e gatos, atendimento veterinário, campanhas de conscientização, incentivo à guarda responsável e outras iniciativas voltadas à proteção dos animais domésticos.
Segundo a administração municipal, a habilitação também representa o reconhecimento da organização do município na área de bem-estar animal, ampliando as possibilidades de investimento e fortalecimento das políticas públicas destinadas ao setor.
O secretário de Agricultura e Pecuária e gestor do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Orlei Azeredo, destacou a importância da conquista para o município.
“Como gestor do Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, deixo meu reconhecimento e gratidão a todos os envolvidos neste processo. O comprometimento, a dedicação e o trabalho em equipe foram fundamentais para alcançarmos essa importante conquista para Palmeira das Missões e para a causa da proteção e do bem-estar animal”, afirmou.
Publicado por
