União Frederiquense adere ao “Protocolo Zero” e reforça combate ao racismo nos estádios
Clube será sede da ação da FGF, na Arena, no dia 15 de junho
Publicado em 20/05/2025 às 13:28
Capa União Frederiquense adere ao “Protocolo Zero” e reforça combate ao racismo nos estádios

O União Frederiquense confirmou sua adesão ao “Protocolo Zero: Fim de Jogo para o Racismo”, campanha promovida pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em parceria com a Associação de Afroempreendedorismo Odabá e o Observatório Racial do Futebol. A iniciativa visa coibir atitudes racistas — verbais, gestuais ou simbólicas — nos estádios do Rio Grande do Sul.

Durante o Campeonato Gaúcho Série A2 de 2025, todos os clubes participantes foram convidados a desenvolver ações de conscientização nas partidas em que atuam como mandantes. No caso do União, essas atividades acontecerão na Arena União, com destaque para o confronto contra o Santa Cruz, no dia 15 de junho, às 15h.

Nesta data, Frederico Westphalen receberá representantes da FGF, da Odabá e do Observatório Racial do Futebol, que estarão na cidade para dialogar com torcedores e membros da comunidade. A presença visa estimular o engajamento social e fortalecer o compromisso coletivo contra o racismo no esporte.

O projeto prevê ainda ações em 16 jogos da fase classificatória da competição, um por clube mandante, buscando ampliar a visibilidade da pauta e encorajar uma cultura de respeito e igualdade nas arquibancadas e dentro de campo.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos