Frederico Westphalen intensifica fiscalização de terrenos baldios contra riscos à saúde
Com a chegada do calor, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça a orientação e a fiscalização, mirando a prevenção da dengue e a proliferação de animais peçonhentos
Publicado em 14/11/2025 às 10:49
Atualizado em 14/11/2025 às 10:53
Capa Frederico Westphalen intensifica fiscalização de terrenos baldios contra riscos à saúde

Foto de Yasmim Della Mea Nilson/Ascom Prefeitura FW

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Frederico Westphalen intensificou suas ações de fiscalização e orientação à comunidade devido à chegada das altas temperaturas. O foco é a limpeza de terrenos baldios, uma medida essencial para prevenir riscos à saúde pública e impactos ambientais.

O trabalho de fiscalização, que é intensificado entre os meses de novembro e março, é crucial porque o calor favorece a proliferação de mosquitos (como o Aedes aegypti) e animais peçonhentos.

O fiscal ambiental Flávio Cunha explicou que, embora o município possua cerca de quatro mil terrenos baldios e a legislação preveja multa por falta de limpeza, a prioridade é a orientação e o diálogo com os proprietários antes da aplicação de penalidades.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalha em parceria direta com os agentes de saúde e agentes de endemias para identificar possíveis focos do mosquito da dengue.

A população pode registrar denúncias e solicitações com garantia de anonimato diretamente à Secretaria, pelo telefone ou WhatsApp: (55) 99901-5568.

Crescimento na busca por Licenciamento Ambiental

Além da fiscalização, a Secretaria tem notado um aumento na procura por licenciamento ambiental. Segundo o coordenador da Divisão de Licenciamento Ambiental, Carlos Rossato, esse crescimento reflete dois fatores:

  1. Maior conscientização ambiental da população.

  2. Aquecimento da economia local.

Rossato destacou que o aumento nas buscas mostra que a comunidade está mais preocupada em realizar suas atividades de forma regular e responsável, indicando que o município está avançando em desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade.

O papel da Secretaria é ser parceira, orientando e auxiliando os empreendedores para que o desenvolvimento ocorra de maneira equilibrada e legal.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin