Foto de Yasmim Della Mea Nilson/Ascom Prefeitura FW
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Frederico Westphalen intensificou suas ações de fiscalização e orientação à comunidade devido à chegada das altas temperaturas. O foco é a limpeza de terrenos baldios, uma medida essencial para prevenir riscos à saúde pública e impactos ambientais.
O trabalho de fiscalização, que é intensificado entre os meses de novembro e março, é crucial porque o calor favorece a proliferação de mosquitos (como o Aedes aegypti) e animais peçonhentos.
O fiscal ambiental Flávio Cunha explicou que, embora o município possua cerca de quatro mil terrenos baldios e a legislação preveja multa por falta de limpeza, a prioridade é a orientação e o diálogo com os proprietários antes da aplicação de penalidades.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalha em parceria direta com os agentes de saúde e agentes de endemias para identificar possíveis focos do mosquito da dengue.
A população pode registrar denúncias e solicitações com garantia de anonimato diretamente à Secretaria, pelo telefone ou WhatsApp: (55) 99901-5568.
Crescimento na busca por Licenciamento Ambiental
Além da fiscalização, a Secretaria tem notado um aumento na procura por licenciamento ambiental. Segundo o coordenador da Divisão de Licenciamento Ambiental, Carlos Rossato, esse crescimento reflete dois fatores:
Maior conscientização ambiental da população.
Aquecimento da economia local.
Rossato destacou que o aumento nas buscas mostra que a comunidade está mais preocupada em realizar suas atividades de forma regular e responsável, indicando que o município está avançando em desenvolvimento econômico aliado à sustentabilidade.
O papel da Secretaria é ser parceira, orientando e auxiliando os empreendedores para que o desenvolvimento ocorra de maneira equilibrada e legal.
Publicado por
