
Foto de Divulgação/Daer
O município de Ametista do Sul negocia a implantação de uma nova estrada vicinal com Rodeio Bonito. A iniciativa, segundo o prefeito Gilmar da Silva, começou a ser trabalhada logo após o início do atual mandato, com foco na elaboração do projeto técnico que vai permitir a busca por recursos nas diferentes esferas de governo.
O prefeito explica que está buscando parcerias com Paulo Duarte, prefeito de Rodeio Bonito, município que já conta com um projeto elaborado. Em Ametista do Sul, o trecho previsto é de aproximadamente 5,5 km, e uma empresa já está trabalhando no projeto técnico, com previsão de conclusão até a metade de maio.
– A nossa ideia é buscar as parcerias necessárias, seja por meio do Governo do Estado ou com recursos dos próprios municípios. Já tivemos uma reunião com os prefeitos e queremos, juntos, apresentar o projeto à bancada gaúcha, buscando um aporte financeiro em três parcelas ao longo de três anos para a execução dessa obra tão importante, que vai proporcionar uma nova ligação, mais desenvolvimento e melhor trafegabilidade para a região –, disse.
Gilmar da Silva também acrescenta que a proposta local está inserida em um projeto mais amplo, que conta com o apoio da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI): “A URI está auxiliando na elaboração do projeto que liga Liberato Salzano a Trindade do Sul. Ou seja, teremos uma nova ligação passando por dentro de Ametista do Sul, Rodeio Bonito, Liberato Salzano e também Trindade do Sul.”
A ideia, segundo ele, é que cada município trabalhe inicialmente de forma individualizada na elaboração de seus trechos, mas que depois as forças sejam unificadas para buscar apoio coletivo. A proposta deverá ser apresentada à bancada gaúcha no Congresso Nacional, com sugestão de financiamento em três parcelas ao longo de três anos. Também estão previstas articulações junto ao Governo do Estado e ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
A iniciativa surge em um momento de conclusão das obras da ERS-591, um grande projeto que contou com a colaboração das prefeituras de Frederico Westphalen, Ametista do Sul e da Universidade Regional Integrada (URI).
Com esse acesso prestes a ser entregue, o prefeito de Ametista do Sul acrescenta que a futura ligação entre Ametista do Sul, Rodeio Bonito, Liberato Salzano e Trindade do Sul vai se tornar importante não apenas para os municípios diretamente envolvidos, mas também para toda a região, beneficiando tanto moradores quanto visitantes e facilitando o deslocamento para outras regiões do Rio Grande do Sul.
Publicado por