Foto de Divulgação/Daer
Atualmente, 38 municípios gaúchos ainda não possuem acesso asfáltico, e a maioria, 60,5%, está concentrada nas regiões Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul. São 13 cidades no Norte e 10 no Noroeste, que enfrentam dificuldades de mobilidade e transporte devido à falta de pavimentação.
As regiões Central, Serra, Sul, Metropolitana, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e Carbonífera também apresentam casos, mas com menor incidência.
Obras em andamento e projetos futuros
Das 23 cidades dessas duas regiões, 10 já possuem obras de asfaltamento em andamento, como é o caso da ligação asfáltica na ERS-591, que liga Ametista do Sul ao Distrito de Castelinho, em Frederico Westphalen, enquanto as outras 13 estão em fase de projetos ou com trabalhos previstos para os próximos anos. A Secretaria Estadual de Logística e Transportes garante que, até o fim de 2026, todos os municípios com acesso inadequado terão, no mínimo, obras licitadas ou em andamento.

Desde 2019, quando iniciou o primeiro governo de Eduardo Leite, foram concluídos os acessos asfálticos para 24 municípios. O secretário Juvir Costella ressaltou que, até 2026, será possível garantir que todos esses acessos estejam ao menos licitados, com empresas contratadas e as obras em execução.
Recentes avanços em pavimentação
O governo estadual entregou recentemente, em 21 de março, a pavimentação de 14 quilômetros que ligam Montauri, na Serra, a outros municípios da região. O investimento foi de R$ 25 milhões, e a obra marca um avanço importante na infraestrutura do Estado.
Com as novas obras e os planos de asfaltamento, espera-se uma melhoria significativa na qualidade de vida e na acessibilidade das comunidades gaúchas.
Publicado por
