Frederico Westphalen amplia apoio à causa animal com o fortalecimento do Programa Banco de Ração e castrações
Mais de 1,4 tonelada de ração é distribuída mensalmente, beneficiando 373 animais
Publicado em 16/07/2025 às 13:46
Capa Frederico Westphalen amplia apoio à causa animal com o fortalecimento do Programa Banco de Ração e castrações

A política de proteção e bem-estar animal em Frederico Westphalen avança com o fortalecimento do Programa Banco de Ração, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA). Instituído pela Lei Municipal nº 4.890/2021, o programa tem como foco principal garantir alimentação adequada a animais em situação de vulnerabilidade.

Atualmente, o Banco de Ração atende 373 animais por meio de 16 cadastros ativos, que incluem organizações não governamentais (ONGs), protetores independentes e tutores que cuidam de mais de 10 cães ou gatos. Todos os animais beneficiados são devidamente castrados e registrados junto à SEMMA. A distribuição da ração ocorre mensalmente, baseada nas informações atualizadas pelos próprios beneficiários.

Mensalmente, são distribuídos 1.487 quilos de ração, com recursos provenientes tanto de doações quanto do investimento público, via Fundo Municipal de Política Animal (FUMUPA). O aporte mensal da Prefeitura é de aproximadamente R$ 5.030,00, totalizando mais de R$ 60 mil por ano.

– Desde que assumimos a pasta, temos trabalhado para fortalecer esse apoio aos protetores de animais. A SEMMA atua com responsabilidade, transparência e sensibilidade com essa causa tão importante –, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, Vanderlei de Mattos. Segundo ele, o programa já se consolidou como uma das principais ferramentas de apoio à causa animal no município, demonstrando o compromisso da Administração Municipal com o bem-estar dos animais e com os voluntários que atuam diariamente nessa frente.

Castração também integra a política de proteção

Além da distribuição de ração, a SEMMA mantém ativo um programa contínuo de castração. Para ter acesso ao serviço, os interessados devem realizar um cadastro na secretaria, comprovando que o animal foi resgatado ou adotado e que a renda familiar não ultrapassa três salários mínimos. Após a entrega da documentação, o procedimento é agendado conforme a ordem da fila de espera.

Com essas ações, Frederico Westphalen se mantém na vanguarda das políticas públicas voltadas à proteção animal, promovendo dignidade e melhores condições de vida aos animais e apoio àqueles que dedicam seu tempo e recursos a essa causa.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos