"Quero levar nossa essência do interior para Esteio e trazer de lá visibilidade e oportunidades para toda a região"
Seberiense Fernanda Haack destaca orgulho em representar sua cidade natal e região nos preparativos para a maior feira agropecuária da América Latina
Publicado em 27/08/2025 às 13:41
Atualizado em 27/08/2025 às 13:56
Capa "Quero levar nossa essência do interior para Esteio e trazer de lá visibilidade e oportunidades para toda a região"

A maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina já tem sua rainha: Fernanda Haack, natural de Seberi, foi eleita Rainha da Expointer 2025 e se prepara para viver intensamente os dias de feira, que inicia no próximo sábado, 30 de agosto, em Esteio. A jovem destacou a emoção de realizar um sonho antigo e a responsabilidade de representar seu município e toda a região.

– Já fazia anos que eu acompanhava o concurso. Conheci a corte em uma das edições e fiquei encantada. Desde aquele dia, eu sonhei em participar. Este ano, finalmente reuni coragem, me preparei, estudei sobre a feira, sobre Seberi e nossa região, porque sabia que seria uma grande responsabilidade levar essa representatividade –, contou Fernanda.

Segundo a rainha, a experiência de concorrer com outras 17 candidatas foi única e sem rivalidade. “Nós éramos 18 meninas, cada uma com o mesmo objetivo. Mas não havia clima de disputa, pelo contrário, nos unimos e foi incrível. Quando o resultado saiu e eu recebi todos os votos dos jurados na final, foi uma surpresa indescritível”, relembrou emocionada.

Além da beleza e simpatia, Fernanda destacou a importância do conhecimento como critério fundamental. “A Expointer é muito mais que um evento, é tecnologia, inovação e negócios. É a maior feira a céu aberto da América Latina. O público vai em busca de conhecimento, e eu me preparei muito para estar à altura desse desafio.”

Com a feira prestes a começar, a agenda da nova corte — composta ainda pelas princesas Karen, de Guaíba, e outra representante de Venâncio Aires — já está cheia. “O coração está a mil. Ainda não caiu a ficha, acho que só vai acontecer quando eu chegar lá. Vamos estar lado a lado com as autoridades, recebendo visitantes e representando o povo gaúcho com orgulho”, afirmou.

Fernanda também destacou o simbolismo da edição de 2025, que carrega o tema “O futuro tem raízes fortes”. Para ela, a Expointer é reflexo da força e da união do povo gaúcho. “Ano passado, o Rio Grande do Sul estava em luto. Hoje, é tempo de celebrar, de mostrar que temos raízes fortes para seguir em frente. Esse é o espírito da feira e da nossa gente.” Ao falar de sua cidade natal, a seberiense ressaltou o orgulho em levar a bandeira do interior:

– Seberi vive um momento muito positivo, especialmente na geração de empregos. Mas além disso, toda a nossa região é muito rica: na produção de suínos, aves, grãos, erva-mate, maquinários agrícolas e na agricultura familiar. A Expointer é a vitrine perfeita para mostrar essa força. Representar isso é um privilégio enorme –, destacou.

Fernanda recebeu uma recepção calorosa em Seberi após a coroação, com carreata e homenagens na praça central. “Eu não esperava tudo aquilo. Foi uma surpresa maravilhosa, um carinho que vou guardar para sempre. Mostrou que mesmo tendo mantido tudo em silêncio durante a preparação, a comunidade estava ao meu lado.”

A Rainha da Expointer 2025 deixa uma mensagem de esperança: “O que depende de mim, farei para que esta seja a maior e mais incrível Expointer de todas. Quero levar nossa essência do interior para Esteio e trazer de lá visibilidade e oportunidades para toda a região. É um sonho que virou realidade e uma responsabilidade que abraço com muito amor”.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos