O governador Eduardo Leite, acompanhado da titular da Secretaria da Saúde (SES), Arita Bergmann, anunciou, nesta segunda-feira (4/8), a nova fase do Programa Avançar Mais na Saúde, que investirá R$ 213,7 milhões na rede de saúde do Estado. Com o anúncio, o total investido pelo programa chega a R$ 1,16 bilhão.
"Chegar a quase R$ 1,2 bilhão em investimentos na saúde é mais do que um número, é a prova da virada de jogo que conquistamos no Rio Grande do Sul. Esse era o montante que, no passado, estava acumulado em dívidas com os hospitais, resultado da crise fiscal do Estado. Nós quitamos cada centavo e, agora, aplicamos praticamente o mesmo montante em novos investimentos, pagando tudo rigorosamente em dia. Hoje, os hospitais têm a segurança de que receberão na data certa pelos serviços prestados. Os valores anunciados reforçam, de forma concreta, o nosso compromisso com a qualidade de vida dos gaúchos e com um futuro mais justo e eficiente para a saúde do Rio Grande", afirmou o governador.
Reforço na capacidade de atendimento
O maior volume de recursos, de R$ 198,7 milhões, será aplicado em hospitais para reforçar a capacidade de atendimento. Serão R$ 168,7 milhões para 62 instituições em 58 municípios das sete macrorregiões de saúde que atendem gratuitamente a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), R$ 25 milhões para os hospitais pertencentes ao Estado e mais R$ 5 milhões para unidades de pequeno porte, com até 50 leitos.
Próximo de completar quatro anos, o programa, lançado em setembro de 2021 com o nome de Avançar na Saúde, busca qualificar e ampliar a rede hospitalar, com melhorias de infraestrutura e aquisição de equipamentos. Ele também reforça a atenção básica, com reformas e ampliações de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e incremento da assistência farmacêutica.
"Estamos vivendo um momento muito importante para a saúde no Rio Grande do Sul. O Avançar Mais na Saúde tem sido fundamental para expandir os serviços e oferecer atendimento qualificado à população. Com os investimentos anunciados hoje, damos mais um passo importante para tornar nosso sistema de saúde mais eficaz, cuidando com respeito e responsabilidade de todos aqueles que precisam”, comenta Arita.
Região Norte recebe cerca de R$ 30 milhões
Para a Macrorregião Norte o investimento anuncaido por meio do Programa Avançar Mais na Saúde é de R$ 29.747.300. O maior valor aportado será para o Hospital Beneficente Santa Lúcia, de Casca, que receberá R$ 6,9 milhões. O Hospital Beneficente Santo Antônio de Tenente Portela vem em seguida, com R$ 6,01 milhões.
Norte
- Casca: Hospital Beneficente Santa Lúcia (R$ 6,9 milhões)
- Tenente Portela: Hospital Beneficente Santo Antônio (R$ 6,01 milhões)
- Tapejara: Hospital Santo Antônio (R$ 4,8 milhões)
- Soledade: Hospital de Caridade Frei Clemente (R$ 2,3 milhões)
- Marau: Hospital Cristo Redentor (R$ 2,1 milhões)
- Redentora: Hospital Santa Rita de Cássia (R$ 1,7 milhão)
- Ametista do Sul: Hospital São Gabriel (R$ 1,5 milhão)
- Carazinho: Hospital de Caridade (R$ 1,4 milhão)
- Três Passos: Hospital de Caridade de Três Passos (R$ 1,3 milhão)
- Sananduva: Hospital Beneficente São João (R$ 891,4 mil)
- Erechim: Hospital Santa Terezinha (R$ 800,5 mil)
- São José do Ouro: Hospital São José (R$ 531,5 mil)
- Getúlio Vargas: Hospital São Roque (R$ 248,8 mil)
- Ibiraiaras: Hospital Municipal São José (R$ 565,1 mil)
Publicado por
