Campanha da Fraternidade 2023 inicia nesta quarta-feira, 22 
A fome é o tema central proposto pela CNBB que propõe esse tema pela terceira vez
Publicado em 22/02/2023 às 14:43
Capa Campanha da Fraternidade 2023 inicia nesta quarta-feira, 22 

Com o tema "Fraternidade e Fome", em alusão ao versículo bíblico - "Dai-lhe vós mesmos de comer!" - retirado de Mateus 14,16 -, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), espera incentivar ações para reduzir o impacto da fome na vida dos brasileiros, com o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023. O lançamento da campanha ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22.

Um dos objetivos é proporcionar aos fiéis um caminho de arrependimento para resistirem à cultura da indiferença ao sofrimento humano, conforme solicitado pelo Papa Francisco, segundo a CNBB.
Cerca de 33,1 milhões de pessoas no país não têm o que comer diariamente, segundo pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, estudo este, divulgado em junho do ano passado. O valor é cerca do dobro da contingência estimada para 2020 e equivale a mais 14 milhões de pessoas fugindo de perseguições no Brasil.


- A intenção é de que a caridade se espalhe no meio da sociedade. A Campanha da Fraternidade trouxe para o Brasil, inúmeras promoções de saúde dentro das igrejas, exemplo, os ministros eucarísticos que visitam os doentes que não podem ir à igreja. O tema da fome busca exatamente isso. Que nós católicos tomemos consciência da maldade que é a fome. O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos e mesmo assim, há milhões de pessoas passando fome. A CNBB vai buscar as instâncias para mitigar esse tipo de problema. E nossa missão é introduzir essa campanha na Diocese. É impossível você acabar com o problema da fome em grandes cidades, mas em cidades menores, como Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, com 30 mil habitantes cada, temos condições de terminar essa situação de fome. Nós podemos chegar no final da Quaresma de mudar isso que está acontecendo -, disse Dom Antonio Carlos Rossi Keller.

A Campanha da Fraternidade iniciou em 1964 como uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Igreja Católica para comemorar a Quaresma. Além das orações e do jejum, o objetivo é "exercer a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico".

Publicado por

Foto Diego Macagnan
Diego Macagnan
Fotos