Foto de Lucas Faustino
O Esporte Clube Farroupilha, tradicional entidade de Frederico Westphalen, que teve sua fundação em 1960, está organizando através dos sócios e prefeitura municipal, o trabalho de terraplanagem para reestruturação do local para uma nova sede e demais espaços no local onde era um campo de futebol no Distrito Industrial, onde havia sido construído um ginásio ao longo dos anos.
De acordo com o presidente do Farroupilha, Adir Oliveira, a reorganização da construção da sede passa pela questão que a antiga sede próxima ao campo do Distrito está deteriorada, impossibilitando os investimentos no local.
De acordo com o presidente, juntamente com o sócio Carlos Baldin, junto com cerca de 10 sócios ativos, buscaram recursos para tornar viável a possibilidade. Adir Oliveira menciona que há recursos disponibilizados através do deputado federal Vilson Covatti Filho, uma verba de R$250 mil para o Farroupilha.
Inicialmente, deve se construir uma cancha de bocha no Bairro Industrial, além de copa e cozinha. Também está se reorganizando a estrutura do campo de futebol que tem a metragem oficial. A estrutura que já existe no local, sendo os muros, foi viabilizada em 2021 através do esforço dos sócios do EC Farroupilha.
– “Já há os postes para se colocar as telas do campo. Há o apoio da prefeitura de Frederico, Secretaria de Esporte e Secretaria da Administração, além do engenheiro Fábio Vanzin, auxiliando no projeto da estrutura”, destaca o presidente Oliveira. No local, a estrutura do ginásio deve ser utilizada para a viabilização de cozinha e copa, além da cancha e do investimento para o uso do campo de futebol, que deve beneficiar cerca de 250 famílias em torno do Bairro.
Trâmite
– “Há um ano atrás quando foi empenhada a verba que viria, o prefeito em exercício José Alberto Panosso me chamou e me designou para fazer trâmite do projeto. O primeiro passo foi aprovado junto ao Corpo de Bombeiros para ter as diretrizes e para podermos fazer o resto do projeto foi feito depois da aprovação, todos os projetos complementares e orçamentos, todas as declarações municipais de executividade da obra. Depois, foi submetido a Caixa Econômica Federal que é o órgão do repasse, é quem fiscaliza o repasse entre o Ministério e o município. Então esse trâmite está em andamento, existem bastantes exigências que a Caixa faz, hoje tem mais um ofício desse ano solicitando mais algumas adequações do projeto de onde depois de aprovado será liberado para a licença, para na verdade fazer a licitação abertura do processo de licitação, posteriormente tendo uma empresa que ganha esse processo será efetuado o início de obras e assim após cada etapa executada a liberação do valor. Hoje nós temos só o valor empenhado e esperando a liberação pra licitação. E todo o projeto ele precisa ter um Fundo Social, porque esse recurso está sendo investido em benefício da comunidade que vai poder usufruir dessa estrutura”, explica o engenheiro da prefeitura municipal, Fábio Vanzin.
De acordo com Vanzin, atual administração de FW está fazendo um repasse, uma contrapartida com mais valor para poder finalizar a cozinha, os sanitários a parte da cancha de bocha e do fechamento do ginásio.
Um dos sócios, Carlos Baldin que é associado desde 1983, relatou sobre a nova construção da sede do Farroupilha, visto que a antiga não está em condições de uso. Baldin mencionou que é importante ter a união do Clube para conseguir os recursos necessários, garantindo a estrutura para as novas gerações.
O presidente do Farroupilha, Adir Oliveira, destaca que as estruturas iniciais do clube podem estar prontas no máximo até novembro e que segundo Oliveira, há a projeção que possa ter uma escolinha de futebol, utilizando o campo do Farroupilha.
Publicado por
