Foto de Diego Macagnan
A Feira do Peixe de Taquaruçu do Sul volta a ser realizada em 2023, mas quem pensa que esse evento é apenas voltado à psicultura, está completamente engando(a). Durante os cinco dias de feira – que o correrá de 30 de março a 2 de abril de 2023 -, muitos negócios são fechados ou prospectados, mostras competitivas, comercialização de peixe vivo, e lógico, o delicioso peixe frito com batata frita. Até que tudo esteja pronto para a realização da Feira do Peixe, há muito trabalho pela frente. Depois de ser planejada, chegou a hora de divulgar a comunidade taquaruçuense e regional quais serão as atrações desta feira multisetorial. Na manhã desta quinta-feira, 5, a comissão organizadora da Feira do Peixe, participou do programa “LA Entrevista” da Rádio Luz e Alegria AM 1.160 e pela plataforma digital LA+ - YouTube e Facebook. Comandado pelo apresentador Celso Santos, participaram deste bate-papo o prefeito de Taquaruçu do Sul, Luiz Blanco Alves (Bibi) do PT/RS, o presidente da Feira do Peixe, Vilson Sponchiado, e a secretária da Agricultura, Luana Bottezini.
Inicialmente, o prefeito de Taquaruçu do Sul, Bibi, fala sobre o lançamento da Feira do Peixe, que ocorre nesta sexta-feira, 6, a partir das 20h, no Salão Paroquial do município. “Nessa sexta faremos o lançamento da nossa Feira do Peixe, onde a comunidade da região vai ficar sabendo das atrações dos cinco dias. A comunidade da linha Volpatto vai ficar responsável pelo cardápio à base de peixe. Todos os 300 ingressos foram vendidos. Depois do jantar, será aberto espaço para o baile. Ingressos para o jantar todos já foram vendidos. Já em relação ao baile, ele será aberto para todos que e terá o show da banda Portal da Serra. Os ingressos estão à venda por R$ 25,00. A Feira será no centro da cidade e a venda do peixe vivo será no trevo de acesso à RSC-472, com a concentração maior no entorno da praça”, disse o prefeito Bibi.
O trabalho da Associação de Desenvolvimento de Taquaruçu do Sul (ADTS) tem sido responsável por organizar a Feira do Peixe e tem o compromisso de trazer mais transparência, no que diz respeito, aos recursos públicos que nela são injetados. O presidente da Feira do Peixe, Vilson Sponchiado, destaca como tem sido o trabalho da ADTS na organização da feira, que tem os mesmos moldes da comissão organizadora da Expofred. “Em 2021, foi criada Associação de Desenvolvimento de Taquaruçu do Sul (ADTS) pela primeira vez ela vai dirigir essa feira, nos moldes da Expofred. A feira será administrada junto com o poder público. Sobre a noite de sexta, às 22h, será aberta para o publico em geral para participar do baile”, salientou.
Já a secretária da Agricultura, Luana Bottezini, acredita que todas as entidades do município serão beneficiadas com a realização da 14ª Feira do Peixe, desde o pequeno agricultor até o comerciante da cidade. “São quatro dias de feira com a venda e consumo do peixe no local. Temos uma agroindústria do município que é fiscalizado. Vamos ter a feira da agricultura familiar para que os mesmos possam desenvolver esse trabalho. O comércio local também terá prioridade na compra dos stands antes dos demais. A partir do dia 13 vamos abrir espaço pras demais empresas da região. As entidades vão ser beneficiadas com as entidades que participam da feira para que todos sejam beneficiados.
Para marcar o lançamento da 14ª edição da Feira do Peixe que tem como tema “Uma feira feita por nossa gente”, ocorre nesta sexta-feira, 6, a partir das 20h, um jantar que terá no cardápio pratos à base de peixe, com show da banda Portal da Serra, além da divulgação das atrações da Feira. Os ingressos estão à venda por R$ 25,00. A 14ª edição da Feira do Peixe é uma realização da Administração de Taquaruçu do Sul, Associação de Desenvolvimento do município, além do apoio das Secretarias municipais e Emater/RS. Outras informações podem ser conferidas através da página oficial da Feira do Peixe no Facebook.
Publicado por
