A Administração Municipal de Três Passos consolidou, ao longo de 2025, um investimento total de R$ 903.465,08 em incentivos diretos para a bovinocultura de leite. O montante foi distribuído entre bonificações financeiras, suporte técnico e serviços de infraestrutura, visando a sustentabilidade e a modernização de uma das principais atividades econômicas do município.
O maior volume de recursos foi destinado ao Programa Bônus Leite, que repassou R$ 321.081,08 para 275 famílias de produtores. Além de valorizar o trabalho no campo, o programa busca fomentar o comércio local, já que os valores circulam na economia regional.
Outro pilar da iniciativa foi a segurança alimentar do rebanho, com o investimento de R$ 186.960,00 para auxiliar 241 produtores na confecção de silagem.
Foco em genética e infraestrutura operativa
A qualificação do rebanho também foi prioridade, com a distribuição de 2.668 doses de sêmen para inseminação artificial, somando um investimento de aproximadamente R$ 140 mil. Complementando as ações, o programa de horas-máquina aplicou R$ 255.450,00 em serviços de terraplanagem, manejo de solo e abertura de silos, totalizando mais de 850 horas de trabalho nas propriedades.

Resultados práticos e sucessão familiar
Para validar o impacto desses recursos, o prefeito em exercício, Rodrigo Ipê, acompanhado de técnicos da Secretaria de Agricultura, visitou propriedades locais. Na Granja Horn e Santos, os proprietários destacaram como a terraplanagem para sistemas de confinamento e o programa de captação de água (cisternas) facilitaram o manejo e elevaram a produção. O exemplo da família reforça a importância da sucessão rural, com a nova geração já integrada ao negócio.
Na Cabanha Walker, referência na raça Jersey com premiações na Expointer, a visita evidenciou o potencial genético do rebanho de Três Passos.
Segundo o prefeito Rodrigo Ipê, o suporte público é estratégico para manter as famílias no campo e garantir o desenvolvimento econômico do município através da produção primária.
Publicado por
