Caminhada da Prevenção mobiliza Pinhal pela saúde
Segunda edição do evento reuniu a comunidade para debater a prevenção do câncer de mama e de próstata
Publicado em 31/10/2025 às 10:13
Capa Caminhada da Prevenção mobiliza Pinhal pela saúde

A segunda edição da caminhada da prevenção movimentou e mobilizou a cidade de Pinhal na manhã desta quinta-feira, 30. A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção para a importância dos cuidados com a saúde do homem e da mulher, unindo as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul.

A caminhada teve início por volta das 08 horas em frente ao CRAS, com aquecimento e alongamento orientados pelo educador físico Luiz Henrique Roso. O percurso contou com paradas estratégicas para debates sobre saúde:

  • Primeira Parada (em frente à Creluz): Abordou o tema "prevenção ao câncer de mama", com a fala da doutora Ana Luiza Botton.

  • Segunda Parada (em frente ao Moinho Tres): Focou na "prevenção ao câncer de próstata", conduzida pelo doutor Guilherme Airon Cruz, que também alertou sobre outras patologias que afetam o público masculino.

  • Terceira Parada (Praça Municipal): Os participantes foram recebidos com música e animação pelo professor Juliano Macyel e os alunos do curso de violão.

Ao final do evento, foi servido um lanche saudável à base de frutas e entregue um mimo para aqueles que enfrentaram ou estão enfrentando o câncer.

O vice-prefeito, Claudiomiro Antônio Pelisari, que representou o Poder Executivo e atuou como secretário interino da Saúde e Assistência Social, destacou a importância da união de homens e mulheres em torno do objetivo de viver mais e melhor. Ele agradeceu o empenho da equipe e a participação da comunidade.

A iniciativa foi uma promoção da Administração Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social e CRAS, com o apoio de Sicredi, Cresol, Creluz, Moinho Tres e Associação Hospitalar São José.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin