
Foto de Ascom Caiçara
Na noite de terça-feira, 25, foi realizado o 3º Mate Cultural, evento que faz parte do projeto “CTG Núcleo de Fortalecimento da Cultura Gaúcha” e teve como tema, a bebida típica do gaúcho: o chimarrão. O momento ocorreu na sede do Parque Municipal Guilherme Perlin, as Prendas e Peões (Gestão 2022/2023) do CTG Sentinela da Coxilha de Caiçara da 28ª Região Tradicionalista.
Este ano, a temática do evento foi escolhida em homenagem ao símbolo de grande importância para o povo gaúcho, cuja celebração ocorre no dia 24 de abril de cada ano, data conhecida como “o Dia do Chimarrão e do Churrasco”, instituída a partir da Lei Estadual nº 11.929/2003.
Estruturado em dois momentos, o evento foi direcionado a todos os integrantes dos elencos artísticos da entidade, além de seus pais e familiares, e contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas.
Também esteve presente o secretário municipal de Educação e Cultura, Airton José Fabris, que explicou que se impressionou e aprendeu muito em outras oficinas. “O CTG vem realizando um belíssimo trabalho junto a todas as crianças e suas famílias e novamente se coloca a disposição para auxiliar na questão da cultura, para cada vez mais incentivar e manter viva os costumes e a cultura gaúcha no município de Caiçara” finaliza Airton.
As atividades realizadas pelo prendado, contemplaram uma breve apresentação teórica sobre a história do mate, seus avios, linguajar e aspectos folclóricos, como a lenda da erva-mate, que também foi distribuída aos presentes. Na sequência, realizou-se uma oficina, onde os membros do prendado, ensinaram a cevar o mate.
Para encerrar cada bloco de atividades, foi realizada uma avaliação por parte de uma comissão composta por três membros da entidade: o Patrão Douglas Pires da Silva, a 1º Prenda Karoline Paola Teixeira Cocco e o Xiru das Falas, Eléssio Fontana, os quais escolheram o melhor mate cevado, de cada elenco artístico.
No final, foi entregue uma lembrança do evento, aos cevadores escolhidos pela comissão e os presentes puderam degustar dos mates preparados além de saborear pipoca que a entidade distribuiu.
Publicado por