
Foto de Rádio Máxima
Três Palmeiras vive, nesta terça-feira (20), uma intensa mobilização dos produtores rurais da região, que se reúnem no pátio do Posto Jair Silveira, às margens da ERS-324, na saída para Ronda Alta. Com o nome de "SOS Agro", o protesto busca alertar para a grave situação enfrentada por agricultores, marcada por altos custos de produção, preços baixos pagos pelas lavouras e ausência de políticas públicas efetivas de apoio ao setor.
A manifestação conta com a presença de tratores, caminhões e outras máquinas agrícolas, e deve provocar bloqueios parciais na rodovia, com liberação periódica do tráfego. A concentração teve início às 8h, e não há horário previsto para o encerramento.
Nos últimos anos, a estiagem tem impactado duramente a produção agrícola, agravando ainda mais a crise econômica vivida por quem vive do campo. A mobilização é pacífica e pretende sensibilizar autoridades e a população urbana sobre os desafios enfrentados pelos produtores.
Ao mesmo tempo, agricultores também realizam manifestações em frente ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Porto Alegre, reforçando as reivindicações do interior. Outros protestos podem ser registrados ao longo do dia em diferentes regiões do estado.
Publicado por