
Foto de JOEL VARGAS/PMPA
O Rio Grande do Sul amanheceu, nesta terça-feira, 21, sob instabilidade causada pelo avanço de uma massa de ar frio que encontrou o calor acumulado sobre o estado. A interação desses sistemas resultou em chuva mal distribuída e de baixos volumes na maioria das regiões, com algumas pancadas fortes e trovoadas pontuais.
Segundo a previsão, ao longo desta terça-feira o tempo melhora gradualmente. A instabilidade deve seguir concentrada de forma isolada principalmente na Metade Norte do estado, enquanto o Oeste e o Sul apresentam diminuição da nebulosidade e retorno do sol entre nuvens.
À tarde, apenas áreas pontuais do Norte ainda podem ter chuva ou garoa. Já à noite, a expectativa é de tempo firme em quase todo o território gaúcho, com possibilidade de precipitação leve e passageira apenas em pontos do Nordeste do estado.
Para quarta e quinta-feira, a previsão indica predomínio do sol e tempo seco na maior parte do Rio Grande do Sul. A exceção são áreas próximas de Santa Catarina, que ainda devem ter maior cobertura de nuvens e chance de chuva.
Com a entrada do ar mais frio, as madrugadas dos próximos dias serão marcadas por temperaturas baixas, especialmente na Campanha, no Sul e na Fronteira com o Uruguai. Há possibilidade de geada isolada em alguns municípios entre quarta e sexta-feira.
Publicado por