Foto de Divulgação/ Samae
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, emitiu alerta no fim da madrugada desta quinta-feira, sobre o risco de ruptura da Represa Dal Bó. Diante do nível da água do reservatório, o aviso pede a evacuação da região, com mais riscos de alagamento nos bairros de Fátima e Santa Catarina. Segundo informações nas redes sociais do Samae, falta de 10 a 15 centímetros para o transbordamento da barragem.
De acordo com a concessionária, já foi aberta uma comporta anexa para auxiliar na redução do nível da água. Na noite desta quarta-feira, a estrutura estava aberta em 75%, no entanto, precisou ser expandida para 100% na manhã desta quinta-feira.
A empresa também afirma manter o controle do escape de água pelo vertedouro, mas com a caso a capacidade máxima da barragem seja atingida, casas e bairros próximos devem sofrer com um possível alagamento. A região está sendo evacuada por órgãos de segurança do município.
– A comporta foi aberta 100%. A qualquer momento, as casas em frente ao vertedouro podem sofrer com alagamentos. Emitimos sinal de evacuação da área. O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, FAS, secretaria de Habitação, Guarda Municipal e outros órgãos de segurança estão na região alertando as famílias e auxiliando na evacuação. Engenheiros também estão na represa avaliando a possibilidade de rompimento da barragem devido às fortes chuvas –, anunciou as redes sociais da Samae.
No entanto, a equipe afirma que, caso os níveis de chuva permaneçam fortes como nas últimas horas, chegando à totalidade da capacidade do reservatório e da comporta, há risco de transbordamento de água por cima da barragem. Cenário que pode causar rompimento da estrutura.
Publicado por
