Governo terá orçamento histórico de R$ 360 milhões para inovação, ciência e tecnologia em 2025
O maior montante já alocado para a área e um valor cinco vezes maior que o orçamento médio anual na última década
Publicado em 06/12/2024 às 17:00
Atualizado em 06/12/2024 às 11:02
Capa Governo terá orçamento histórico de R$ 360 milhões para inovação, ciência e tecnologia em 2025

Foto de Mauricio Tonetto/Palácio Piratini - Ao lado de Simone Stülp, Leite afirmou que o governo respeita a ciência e aposta nela para o desenvolvimento

O governador Eduardo Leite anunciou um investimento histórico em inovação, ciência e tecnologia em evento realizado nesta quinta-feira, 5, no Palácio Piratini. Serão cerca de R$ 360 milhões em 2025, o maior montante já alocado para a área e um valor cinco vezes maior que o orçamento médio anual na última década.

Batizado de Ciência e Inovação na Estratégia de Desenvolvimento do RS, o evento incluiu também o lançamento da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pecti-RS) 2025-2030 e uma comemoração pelos 60 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Também participaram da solenidade a titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp, e a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

– O anúncio reafirma que o nosso governo não apenas respeita a ciência, mas investe e aposta nela como caminho para o desenvolvimento. É fundamental investir em ciência, tecnologia e inovação no mundo atual, e o Rio Grande do Sul não pode ficar para trás”, disse Leite. “Acreditamos nesse caminho e estamos muito felizes em podermos dar esse passo, que é ousado pela sua dimensão, mas fundamental para o futuro do Estado –, disse.

Um dos pontos ressaltados no evento – que integra as atividades da Semana da Inovação, promovida pelo governo estadual – foi o programa Avançar na Inovação, anunciado em 2021 por Leite e considerado um marco na trajetória em ascensão dos aportes financeiros na área. Para 2025, o plano de investimentos prevê R$ 150 milhões para ações da Sict e R$ 210 milhões para iniciativas da Fapergs. A estratégia está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado recentemente como parte do Plano Rio Grande e focado no futuro do Estado.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin