Três argentinos são resgatados de trabalho escravo durante colheita de erva-mate em Avorezinha
Operação do MTE com apoio do MPT e PRF garante direitos e retorno à Argentina
Publicado em 05/12/2024 às 17:00
Atualizado em 05/12/2024 às 09:18
Capa Três argentinos são resgatados de trabalho escravo durante colheita de erva-mate em Avorezinha

Foto de Divulgação/Ministério Público do Trabalho (MPT)

Três trabalhadores argentinos foram resgatados de condições análogas às de escravidão durante uma operação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Arvorezinha, no Rio Grande do Sul. Eles atuavam na colheita de erva-mate para uma indústria local.

Os trabalhadores estavam alojados em uma antiga escola municipal, cuja infraestrutura era inadequada. Dormiam em colchões em uma sala adaptada como dormitório e cozinha, sem chuveiro, geladeira ou condições mínimas de higiene. Mesas escolares improvisadas serviam de apoio para o preparo dos alimentos.

Além das condições precárias, os trabalhadores não tinham documentação regularizada para atuar no Brasil, como CPF ou registro em carteira de trabalho, e dois deles eram analfabetos.

Após o resgate, os trabalhadores receberam suas verbas rescisórias, três parcelas do seguro-desemprego e o custeio do retorno à Argentina. A empresa empregadora firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o MPT, comprometendo-se a pagar indenizações individuais e a regularizar pendências trabalhistas.

A operação reforça o compromisso das autoridades brasileiras no combate ao trabalho escravo e na defesa dos direitos humanos, especialmente de trabalhadores migrantes em situação de vulnerabilidade.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin