Governo avalia retorno do horário de verão para enfrentar crise hídrica
Ministério de Minas e Energia estuda a medida como estratégia para reduzir impactos no setor elétrico
Publicado em 12/09/2024 às 17:00
Capa Governo avalia retorno do horário de verão para enfrentar crise hídrica

O Ministério de Minas e Energia está considerando a volta do horário de verão como uma das alternativas para mitigar os efeitos da atual crise hídrica sobre o setor elétrico. A proposta, que ainda está em fase de análise, depende de uma decisão política do governo, conforme afirmou o ministro Alexandre Silveira.

De acordo com Silveira, a medida poderia beneficiar a economia e aliviar a pressão sobre o sistema energético, especialmente em um momento crítico de seca, calor intenso e alto consumo no horário de pico. No entanto, ele ressaltou que o impacto da retomada do horário de verão na economia de energia não seria significativo, sendo mais uma decisão política do que técnica.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também se posicionou favorável à ideia, afirmando que a mudança "pode ser uma boa alternativa para poupar energia" e que campanhas para evitar o desperdício de eletricidade seriam importantes. O horário de verão foi suspenso em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos