Edivaldo Cenci, morador da linha Ciotti em Seberi e extensionista da Emater/RS-Ascar, decidiu continuar seus estudos apesar dos desafios do campo. Após concluir o curso de Tecnologia em Agropecuária, ele se formou em Agronomia pela URI/FW, tornando-se o primeiro engenheiro-agrônomo graduado pela instituição. Cenci destaca que sua formação acadêmica trouxe conhecimentos essenciais para melhorar a produtividade e sustentabilidade na agricultura familiar.
Apesar da rotina exigente, Edivaldo manteve o foco, conciliando trabalho, família e estudos. Ele acredita que nunca é tarde para buscar conhecimento, e agradece à URI, à Emater e à sua família pelo apoio nessa jornada. A URI/FW celebrou a formatura de Edivaldo como a realização de um projeto inovador, que visa formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento regional.
A URI
A universidade teve papel fundamental na vida do egresso. “Eu indico a URI a muitas pessoas por vários motivos, entre eles, um que considero mais relevante que é a proposta pedagógica, por meio da qual durante o curso o educando vai desenvolvendo um projeto com base nos conceitos agronômicos em sua propriedade ou em uma propriedade conveniada. Isso possibilita ao discente ir atuando na área que futuramente irá trabalhar", observa.
Pelas conquistas, o egresso agradece aos coordenadores dos cursos de Ciências Agrárias da URI/FW, Luís Pedro Hillesheim e Gelson Pelegrini, por seus empenhos em possibilitar os cursos de Tecnologia em Agropecuária e Agronomia à URI/FW. “Meu reconhecimento também aos professores que foram verdadeiros parceiros no decorrer dos cursos colocando sua aprendizagem à disposição dos acadêmicos. Gratidão também aos colegas que tive no decorrer da caminhada, pelas trocas de experiências profissionais e de vida. Meu agradecimento também à Emater pelo incentivo inicial, através do convênio com a URI, uma forte parceria na região e, principalmente, à minha família por ter possibilitado as condições necessárias para que eu conseguisse cursar e me formar”, cita o formado.
O curso
O coordenador de Agronomia frisa que ter o primeiro aluno formado representa a colheita de bons frutos, de um projeto que foi pensado a várias mãos, implantado com muito esforço, com muitos desafios, e que chega ao final do primeiro ciclo com a formatura do Edivaldo, como o primeiro engenheiro-agrônomo formado pela URI/FW.
- Este é um curso que recebeu nota máxima do MEC, com uma proposta metodológica inovadora, por meio da qual temos o nosso campo de experimentação de aulas práticas junto às propriedades rurais. Isso demonstra todo o empenho de uma equipe comprometida de professores, mestres e doutores, e de toda a estrutura da universidade que é comunitária. Estamos muito felizes e satisfeitos, com sentimento de dever cumprido com a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento da nossa região – finaliza Pelegrini.
Publicado por
