Nesta sexta-feira, 30, a nossa região se despede do Padre Amadeo Balestrin, que faleceu aos 86 anos, na madrugada de hoje. O sacerdote, natural de Palmitinho, estava internado no Hospital Santa Terezinha, em Palmitinho, e foi transferido para o Hospital Divina Providência (HDP) após um incêndio na casa de saúde palmitinhense na semana passada. Nascido em 1º de abril de 1938, filho de Guerino Balestrin e Maria Barca, Padre Amadeo foi batizado em 5 de maio de 1938 na Paróquia Santo Antônio, em Frederico Westphalen. Sua trajetória no sacerdócio começou com a ordenação diaconal em 15 de dezembro de 1968 e a ordenação presbiteral em 6 de julho de 1969, ambas presididas por Dom João Hoffmann, em Palmitinho. Ao longo de sua vida, o Padre Amadeo foi vigário cooperador em Redentora, pároco em várias paróquias, e membro do Conselho de Presbíteros. Em 2016, tornou-se pároco emérito da Paróquia Santa Terezinha de Palmitinho. Seu lema, “Que todos me considerem como servidor de Cristo e distribuidor dos Mistérios de Deus”, refletiu sua dedicação e serviço ao longo dos anos. A comunidade religiosa e os fiéis lamentam sua partida e celebram seu legado de fé e liderança pastoral. Atos de fé serão realizados na Paróquia Santa Terezinha de Palmitinho, com Missas de Exéquias às 8h, 10h, e às 15h, celebração essa, que será presidida pelo Bispo Diocesano de FW, Dom Antonio Carlos Rossi Keller. Posteriormente, seu sepultamento ocorrerá no Cemitério Municipal.
Histórico:
Pais: Guerino Balestrin e Maria Barca
Nascimento: 01/04/1938
Natural: Palmitinho
Batizado: 05/05/1938 – Paróquia Santo Antônio - Frederico Westphalen.
Ordenação Diaconal: 15/12/1968 – Matriz Santa Terezinha - Palmitinho
Ordenante: Dom João Hoffmann
Ordenação Presbiteral: 06/07/1969
Ordenante: Dom João Hoffmann – Palmitinho
Lema: “ Que todos me considerem como servidor de Cristo e distribuidor dos Mistérios de Deus”.
Cargos e Funções:
15.08.1969: Vigário Cooperador de Redentora;
07.10.1971: Pároco de Santa Terezinha – Erval Seco;
10.01.1979: Pároco da Igreja Catedral Sto. Antônio – Frederico Westphalen;
30.01.1987: Pároco de N. S. Auxiliadora de Iraí
09.12.1999: Pároco de Nª. Srª. Das Graças – Planalto;
1999 a 2000 – Trabalhou na Paróquia São Cristóvão – Campo Verde – Diocese de Rondonópolis/MT
30.05.2005 – Pároco de São Sebastião – Liberato Salzano
24.11.2005: Pároco de Santa Terezinha – Palmitinho;
21.03.2012: Membro do Conselho de Presbíteros;
06.03.2013: Nomeado Reitor da Reitoria Nª. Srª. De Lourdes de Osvaldo Cruz;
11.03.2013: Nomeado Administrador Paroquial da Paróquia de Sta. Terezinha de Palmitinho;
2016: Pároco Emérito da Paróquia Santa Teresinha de Palmitinho/RS
Nota de pesar da Diocese de FW
A Diocese de Frederico Westphalen, através de seu bispo Dom Antonio Carlos Rossi Keller e de todo o Presbitério Diocesano comunica, com pesar e sentimento, o falecimento do Revmo. Sr. Pe Amadeo Balestrim, sacerdote desta Diocese, ocorrido hoje 30 de agosto de 2024, no Hospital Divina Providencia. Durante mais de 55 anos, o Revmo. Pe Amadeo exerceu o Ministério Presbiteral em diversas realidades pastorais de nossa Diocese.
Damos graças ao Deus da vida por ter oferecido a esta Igreja Particular a Graça de ter tido entre seu clero este sacerdote tão dedicado e zeloso. Pedimos as orações de todos pelo descanso eterno deste sacerdote na Matriz da Paróquia Santa Terezinha de Palmitinho. A Santa Missa de corpo presente e a última encomendação acontecerá na Igreja Matriz, às 15 horas de sexta-feira logo após o Sepultamento no Cemitério Local.
Durante o velório, os senhores padres que o desejarem, poderão celebrar Santas Missas em sufrágio da alma deste irmão sacerdote. Pedimos a todos orações pelo descanso eterno deste sacerdote de nossa Diocese.
O Bispo Diocesano de Frederico Westphalen, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, durante homilia proferida na tarde desta sexta-feira, celebrou a vida e o ministério do sacerdote Amadeo Balestrin, que faleceu nesta madrugada. Dom Antonio destacou a importância do sacerdócio, citando as palavras de Papa Francisco sobre a necessidade de exercer o ministério com alegria e amor genuíno, além de lembrar João Paulo II, que considerava um privilégio ser servo de Cristo.
O Pe. Amadeo foi elogiado por sua dedicação ao serviço de Deus e por viver o sacerdócio como uma presença contínua de Cristo, conforme ensinado no Concílio Vaticano II. Dom Antonio convidou a comunidade a renovar o compromisso de apoiar e orar pelos sacerdotes, seguindo o exemplo do Pe. Amadeo como um instrumento de paz e esperança.
O Bispo Diocesano Dom Antonio também sugeriu seis ações para honrar a vida de um sacerdote: reconhecer a dignidade do sacerdócio, agradecer e orar pelos sacerdotes, apoiar a missão pastoral, promover a cultura vocacional, viver a espiritualidade do sacerdócio e demonstrar respeito e estima. Essas ações, segundo o bispo, fortalecem a fé da comunidade e o valor do ministério sacerdotal.
Dom Antonio concluiu sua homilia pedindo a Deus que receba o Pe. Amadeo em sua glória eterna e encorajou a comunidade a continuar apoiando e rezando pelos sacerdotes.
Confira a homilia de Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo Diocesano de Frederico Westphalen

Publicado por
