Representantes das terras indígenas Guarita e Serrinha participaram de reuniões em Brasília
Os encontros resultaram em compromissos para a liberação de recursos emergenciais e a implementação de projetos de infraestrutura
Publicado em 20/08/2024 às 17:00
Capa Representantes das terras indígenas Guarita e Serrinha participaram de reuniões em Brasília

Entre os dias 12 e 16 de agosto, representantes das terras indígenas Guarita e Serrinha participaram de uma série de audiências em Brasília para tratar da grave situação enfrentada pelas comunidades indígenas do Rio Grande do Sul. Liderados pelos caciques Valdones, Paulo C. Ribeiro, Daniela Kaingang e Marciano Inácio Claudino, os encontros resultaram em compromissos para a liberação de recursos emergenciais e a implementação de projetos de infraestrutura.

Em reuniões com a ministra Sônia Guajajara, do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), e Weibe Tapeba, da Secretaria Nacional de Saúde Indígena (SESAI), foi garantida a aquisição de uma nova van para a Terra Indígena Guarita, além de reforço no atendimento de saúde. Com Edgar Preto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), discutiu-se a destinação de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Indígena), que será ampliado para melhor atender as comunidades.

Outro destaque foi a aprovação do projeto para a construção de um Centro de Educação Infantil, em parceria com o Ministério da Educação, destinado a suprir a falta de vagas para crianças de 0 a 5 anos na Terra Indígena Guarita, promovendo o acesso à educação e o desenvolvimento social das crianças indígenas.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos