Professores do Ensino Médio de mais de 20 escolas da Região do Médio Alto Uruguai participaram, na terça-feira, 13 de agosto, do “III Encontro com Professores de Ensino Médio na UFSM FW: Aproximando Escola e Universidade”, realizado no Campus de Frederico Westphalen. O evento reuniu 57 educadores, incluindo diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, que acompanharam as atividades programadas para os turnos da manhã e da tarde.
O encontro foi aberto com a Oficina “Comunicação, Diálogo e Convivência”, ministrada pelo Professor Dr. Reges Schwaab, do Curso de Jornalismo. Na oficina, foram discutidas práticas para fortalecer a cultura de diálogo em grupos, focando na comunicação atenta e na promoção de uma cultura de paz. Durante essa atividade, os professores tiveram a oportunidade de compartilhar experiências vividas no ambiente escolar, enriquecendo o debate com relatos do cotidiano nas escolas.
Após o almoço no Restaurante Universitário, os participantes fizeram uma visita guiada pelo campus, conhecendo a infraestrutura e os cursos oferecidos pela UFSM/FW. O roteiro incluiu visitas ao Setor de Mecanização do Curso de Agronomia, à Serraria do Curso de Engenharia Florestal, à Casa do Estudante Universitário, a laboratórios dos Cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Ambiental, ao Estúdio de TV do Curso de Jornalismo e à Agência Íntegra, onde aprenderam sobre o Curso de Relações Públicas.
O evento foi encerrado com uma apresentação do Pró-Reitor de Graduação da UFSM, Professor Jerônimo Tybusch, que explicou as formas de ingresso e permanência na universidade, para que os professores pudessem repassar essas informações aos seus alunos. O encontro, promovido pelo Projeto SEJA UFSM-FW, com apoio da 20ª Coordenadoria Regional de Educação de Palmeira das Missões, proporcionou um momento de interação e aprendizado, aproximando os professores do Ensino Médio das oportunidades e atividades acadêmicas da UFSM em Frederico Westphalen.
Publicado por
