O governador Eduardo Leite oficializou, nesta quarta-feira, 14, duas significativas alterações em seu secretariado, impactando diretamente áreas cruciais do governo. Vilson Covatti, ex-deputado federal e estadual, foi nomeado para liderar a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), substituindo Ronaldo Santini, que reassumirá a Secretaria de Turismo, cargo que já havia ocupado em uma gestão anterior. Santini, que havia comandado a SDR desde o início do novo mandato de Leite, retorna agora ao Turismo, área onde desempenhou papel crucial no período pós-pandemia.
“O processo de transição entre as duas secretarias será conduzido com absoluta tranquilidade e em plena harmonia entre os novos secretários, de modo que nenhum dos projetos em andamento será prejudicado. Estamos em um momento estratégico para o desenvolvimento dessas duas áreas. Santini mostrou liderança no Turismo durante o período crítico pós-pandemia, e sua experiência será ainda mais valiosa no contexto atual de recuperação após as enchentes. Da mesma forma, tenho total confiança no ex-deputado Covatti para liderar a retomada do setor rural, que enfrenta desafios significativos devido à recente calamidade”, declarou o governador.
Eduardo Leite também expressou seu agradecimento ao secretário de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez, pelo comprometimento e pelos resultados obtidos à frente da pasta durante seu período de gestão.
Perfis dos novos secretários
Vilson Covatti: Natural de Palmitinho, Vilson Covatti construiu uma sólida carreira política, tendo sido vereador de Frederico Westphalen, deputado estadual por três mandatos — durante os quais presidiu a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul — e deputado federal por dois mandatos. Na atual administração, ocupou o cargo de secretário de Turismo. Advogado formado pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz), com pós-graduação em Processo Civil e Penal pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) de Frederico Westphalen, Covatti também é graduado em Administração com ênfase em Gestão Pública pela URI.
Ronaldo Santini: Formado em Direito, Santini esteve à frente da Secretaria de Turismo do Estado de março de 2021 a março de 2022, antes de assumir a posição de secretário extraordinário de Apoio à Gestão Política e Administrativa. Eleito deputado estadual por três mandatos, também foi deputado federal entre 2018 e 2020, período em que integrou a Frente Parlamentar da Agropecuária. Desde o início da nova gestão de Leite, Santini liderava a Secretaria de Desenvolvimento Rural, até sua recente nomeação para reassumir a Secretaria de Turismo.
Publicado por
