Seminário regional destaca o poder das plantas bioativas
Evento da Emater/RS-Ascar reuniu especialistas e agentes de saúde para discutir benefícios e preservação de plantas medicinais
Publicado em 15/08/2024 às 10:30
Capa Seminário regional destaca o poder das plantas bioativas

O crescente interesse pelo uso de plantas bioativas, especialmente na região Norte do Rio Grande do Sul, foi o foco do 2° Seminário Regional de Plantas Bioativas, realizado na quarta-feira, 14, em Pinhal, na sede da Creluz (Fundaluz). Organizado pela Emater/RS-Ascar, o evento marcou o encerramento do Projeto Plantas Bioativas: Saúde e Bem-estar, que capacitou extensionistas rurais e agentes de saúde de 42 municípios das 2ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde, em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

O seminário teve como principal objetivo promover a troca de conhecimentos e práticas relacionadas ao uso de plantas medicinais, aromáticas e condimentares. A programação destacou os benefícios dessas plantas, os cuidados necessários para seu uso e a importância da propagação das espécies. O evento também enfatizou o resgate e a valorização dos saberes populares, conectando-os à pesquisa científica para contribuir com o bem-estar das comunidades locais.

Reunindo centenas de participantes, o seminário ofereceu uma plataforma para a troca de experiências, com painéis técnicos e relatos de ações bem-sucedidas na região, reforçando o papel das plantas bioativas na saúde e no bem-estar das famílias.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos