Foto de Gabriela Poester e Henrique Lahude recebem o prêmio de melhor filme por “Chibo”. (Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto)
O curta-metragem "Chibo", dirigido por Gabriela Poester e Henrique Lahude, foi premiado como o melhor curta gaúcho na 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Produzido entre Tiradentes do Sul e El Soberbio, o filme se destacou na Mostra Gaúcha de Curtas, cujo prêmio foi revelado no último domingo, 11.
"Chibo" narra a história de uma família que vive na fronteira entre o Brasil e a Argentina, às margens do Rio Uruguai, e que sobrevive realizando a travessia clandestina de mercadorias. A trama foca em Dani, a filha mais velha, que está prestes a concluir o ensino médio e enfrenta as decisões cruciais dessa fase da vida.
Gabriela Poester e Henrique Lahude, que desde 2019 se dedicam à pesquisa e registro da fronteira entre o Rio Grande do Sul e a província de Misiones, foram os responsáveis pela direção e roteiro do curta. Essa parceria já rendeu outros projetos, como o longa-metragem "Caça", atualmente em desenvolvimento. Além do reconhecimento com "Chibo", Henrique Lahude também foi premiado no Festival de Gramado do ano passado com o curta "Messi", filmado durante a Copa de 2022.
A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado segue até o próximo sábado, 17, quando serão entregues os Kikitos no Palácio dos Festivais.
Publicado por
