Foto de Arquivo LA
No início da manhã desta sexta-feira, 9, morreu aos 91 anos o Padre Antônio Ângelo Dal Piva, mais conhecido por Padre Angelim. Angelim, nos últimos anos, passava por problemas de saúde. Ele estava internado no Hospital Divina Providência, em Frederico Westphalen. Padre Angelim residia no seminário e era cuidado e acompanhado pela Comunidade Católica Legati Christi. No dia 22 de março de 2024, o Padre Angelim completou seus 58 anos de vida sacerdotal. Na sua ordenação, escolheu como lema: “Avancem para o alto!”.
O Padre Antônio Ângelo Dal Piva, carinhosamente chamado como Padre Angelin, fez parte dos conselheiros fundadores da Fundação Monsenhor Vitor Battistella, onde permaneceu por longos anos dando sua contribuição frente as decisões administrativas e de investimentos junto ao Complexo Luz e Alegria de Comunicação.
O Diretor Geral do Complexo Luz e Alegria de Comunicação, Marco Maciel, lamenta o seu falecimento, enaltecendo os relevantes trabalhos de sugestões, apoio e participação do processo de crescimento do maior Complexo de Comunicação da região.
O velório iniciou pela manhã, segundo até as 21h desta sexta-feira, 9, na Catedral Santo Antônio. Os atos de fé seguem neste sábado, 10, a partir das 6h30.
A Santa Missa de Exéquias ocorre neste sábado, 10, às 9h, na Catedral Santo Antônio e será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Carlos Rossi Keller.
Em seguida, ocorrerão os atos de encomendação e despedida. O sepultamento será realizado no Cemitério Municipal de Frederico Westphalen, no jazigo do Clero da Diocese de FW.
A Diocese de Frederico Westphalen, através de seu bispo Diocesano Dom Antonio Carlos Rossi Keller e de todo o Presbitério Diocesano emitiu uma nota, em que comunica, com pesar e sentimento, o falecimento do Revmo. Sr. Pe Antonio Ângelo Dal Piva, (Pe Angelim) sacerdote desta Diocese.
A Diocese de Frederico Westphalen, através de seu bispo Diocesano Dom Antonio Carlos Rossi Keller e de todo o Presbitério Diocesano comunica, com pesar e sentimento, o falecimento do Revmo. Sr. Pe Antonio Ângelo Dal Piva, (Pe Angelin), sacerdote desta Diocese, ocorrido hoje 09 de agosto de 2024 às 08:30 horas, no Hospital Divina Providencia de Frederico Westphalen.
Durante 58 anos, o Revmo. Pe Antonio Ângelo exerceu o Ministério Presbiteral em diversas realidades pastorais de nossa Diocese.Damos graças ao Deus da vida por ter oferecido a esta Igreja Particular a Graça e a Honra de ter tido entre seu clero um sacerdote tão dedicado e zeloso.
Pedimos as orações de todos pelo descanso eterno deste santo e exemplar sacerdote.Comunicamos que o velório será realizado a partir das 11:00 h até as 21 h de hoje, na Catedral Santo Antônio e continua no sábado a partir das 6h:30min
Missas hoje dia 09 de agosto na Catedral Santo Antônio:
15:00 h Presidida pelo Pe. Héctor Adrian, Reitor do Seminário Menor, Pe. Danilo Nholla, Reitor do Seminário Propedêutico e Pe . Victor Sequeiros, com os seminaristas dos Seminário Menor e Propedêutico e da Comunidade Legati Christi
17:00 h Presidida pelo Mons Leonir, pároco da Catedral
19:00 h Presidida pelo Mons Luiz, Vigário Geral da DioceseA Santa Missa de exéquias sábado, 9:00 horas, na Catedral Diocesana, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Carlos Rossi Keller e logo após encomendação e despedida.
O sepultamento se dará no Cemitério Municipal de Frederico Westphalen no jazigo do Clero da Diocese.
Pedimos a todos orações pelo descanso eterno deste sacerdote de nossa Diocese.
Histórico
O Padre Angelin é nascido em 6 de março de 1933 em Guaporé, na Linha Ponta Progresso, chegou a Frederico Westphalen três anos mais tarde, em 1936. Teve sua ordenação em 22 de janeiro de 1966, foi ordenado sacerdote pelo Bispo Diocesano Dom João Hoffmann. São mais de 57 anos na função de pároco, atuando em cerca de 10 paróquias da região. O sacerdote faz parte de uma história de 62 anos da Diocese.
O Padre Antônio tem atuação como Pároco Emérito de Campo Novo. O Padre Angelin é assim reconhecido por conta de sua avó chamada Itália Orlando, que ao chamar pelo diminutivo de “Ângelo”, e aí ficou “Sr. Angelin”. O experiente pároco é vinculado à Paróquia do Seminário Menor de Frederico Westphalen-Diocese de Frederico Westphalen.
Padre Angelin iniciou os seus estudos na “Escola da Sede”, em Sepé Tiaraju, em 1969. Nos anos de 1948 a 1949, estou no pré-seminário de Frederico Westphalen. Em Santa Maria, fez os cursos dos ginásios, nos anos de 1950 e 1959, e os cursos de Teologia, 1960 a 1967, no seminário Imaculada Conceição, em Viamão. Após a ordenação sacerdotal, o Padre Angelim trabalhou três anos na comunidade da Catedral, período em que viveu com o saudoso Monsenhor Vitor Battistella.
A responsabilidade como sacerdote permitiu que o padre Angelim trabalhasse em Tenente Portela, Derrubadas, Trindade do Sul, teve uma experiência como assistente dos seminaristas de Filosofia e Teologia do Seminário de Frederico Westphalen, Passo Fundo e Viamão. Foi Vigário de Irai, Água Doce e Canarana no Mato Grosso. Retornou a Seberi, Planalto, Nonoai e Campo Novo.
O Sacerdote Angelin possui o lema: “Duc in Altum. Conduze para o alto”. (Lc. 5,4). E também é autor da frase que o padre profere para cada um de nós: “Fazemos muito mais SORRINDO, que com palavras!”, Padre Antonio Ângelo Dal Piva.
Histórico Diocesano
Pais: Elias Dal Piva e Maria Orsatto
Nascimento: 06/03/1933
Natural: GuaporéOrdenação Diaconal: 07/09/1965 – Capela do Seminário Maior - Viamão
Ordenante: Dom João HoffmannOrdenação Presbiteral: 22/01/1966 – F. Westphalen
Ordenante: Dom João HoffmannLema: “ Duc in altum” “Conduze para o alto” Lc. 5,4
Cargos e Funções
07.01.1967 – Vigário Cooperador da Catedral Santo Antônio – Fred. Westphalen;
10.03.1969 – Vigário Paroquial de Nª. Srª Aparecida – Tenente Portela;
25.08.1969 – Vigário Substituto de São Roque – Taquaruçú;
10.12.1969 – Vigário Cooperador de Nª. Srª. Aparecida – Tenente Portela;
20.01.1972 – Pároco de Nª. Srª. Do Rosário de Fátima – Derrubadas;
1974 – Pároco de Derrubadas e Miraguai;
1975 – 1981 – Pároco de Derrubadas e Trindade do Sul;
1982 – Assistente dos Filósofos e Teólogos em Viamão;
10.01.1983 – Pároco de Nª. Srª. Aparecida – Trindade do Sul;
01.11.1983 – Pároco de Nª. Srª. Aparecida e Vigário Paroquial de Nª. Srª. Da Luz – Nonoai;
10.01.1986 – Pároco de Nª. Srª. Auxiliadora- Irai
1987 – Foi auxiliar da Diocese de Barra do Garças (MT) nas Paróquias de Canarana e Água Boa;
28.01.1988 – Vigário Paroquial da Igreja Catedral Santo Antônio – Frederico Westphalen;
29.12.1988– Pároco de Nª. Srª da Paz – Seberi;
14.12.1992 – Pároco de Nª. Srª da Luz – Nonoai;
14.12.1994 - Pároco de São Roque – Taquaruçú do Sul;
26.12.1995 – Pároco de São Roque – Taquaruçú e Administrador da Paróquia Nª. Srª Aparecida – Trindade do Sul;
15.12.1998 – Pároco de São Roque – Taquaruçú do Sul e Pároco do Sagrado Coração de Jesus – Vista Alegre;
22.01.2005 – Pároco de Nª. Srª. Das Graças – Planalto;
24.11.2005 – Pároco de Nossa Senhora da Luz – Nonoai;
03.11.2009 – Pároco da Paróquia São Sebastião de Campo Novo;
01.11.2011 - Assessor Eclesiástico do Movimento de Cursilhos de Cristandade;
01.02.2016 – Reitor da Reitoria de Osvaldo Cruz - Nossa Senhora de Lourdes;
2016 - Confessor no Seminário Menor Nossa Senhora Medianeira.
Atuação: Pároco Emérito de Campo Novo.
“Nos últimos anos viveu no Seminário Menor, atendendo confissões e sendo cuidado com amor e carinho pela Comunidade Legati Christi e pelos seminaristas Menores e Propedeutas”.
Deus dê a ele o descanso eterno.
Publicado por
