Comitiva gaúcha reforça demandas do Rio Grande do Sul no Congresso Nacional
Agendas foram realizadas com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal
Publicado em 12/07/2024 às 07:59
Atualizado em 12/07/2024 às 08:08
Capa Comitiva gaúcha reforça demandas do Rio Grande do Sul no Congresso Nacional

Foto de Joel Vargas/Ascom GVG

Uma comitiva gaúcha liderada pelo vice-governador Gabriel Souza reforçou, em Brasília, a pauta de reivindicações do Rio Grande do Sul em reuniões com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Os encontros ocorreram nesta terça-feira, 9, e contaram com as presenças dos secretários a Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, e de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, além de representantes de entidades ligadas às atividades econômicas das bancadas estadual e federal.

O documento entregue aos presidentes tinha como as principais pautas o aumento do valor disponível do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe); a liberação das linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com maior volume de recursos de capital de giro e ampliação dos critérios, excluindo a obrigatoriedade de localização na chamada mancha alagada; pausa nos financiamentos por 12 meses; isenção de impostos federais por seis meses, entre outras medidas.

“Não é bom para o Brasil deixar o Rio Grande do Sul na inação de recursos financeiros, sem a sua economia voltar a atingir patamares anteriores à calamidade, porque isso vai piorar a balança comercial. Somos um Estado exportador, a quarta maior economia do país, e as dificuldades gaúchas também vão impactar negativamente no Produto Interno Bruto, nos índices de empregabilidade e, principalmente, no índice de desenvolvimento humano do país”, enfatizou o vice-governador.

Em resposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acenou de forma positiva ao pleito e informou que em reunião já agendada com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, levará também a pauta gaúcha. “Nesta reunião vamos discutir a realidade da disponibilidade financeira e orçamentária para atender com mais rapidez as demandas do Rio Grande do Sul com todas as observações feitas pela comitiva gaúcha”, comprometeu-se.

A delegação do RS também acompanhou a audiência pública da Comissão Externa para avaliar os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, na Câmara dos Deputados.

Senado

Na audiência com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que também teve a presença do senador Hamilton Mourão, o vice-governador pontuou o senso de urgência das demandas do RS. Dentre as citações, está a insuficiência do subsídio para pagamento de salário a empregados de empresas por dois meses. Gabriel ainda compartilhou sugestão para aplicação dos R$ 7 bilhões, valor inicialmente previsto pelo governo federal para o leilão de arroz. “Esse recurso já disponível poderia financiar uma nova linha de crédito para o agronegócio que tanto precisa”, disse.

Pacheco endossou o pleito gaúcho. “Importante este apoio da bancada para dar soluções e, no caso do Rio Grande do Sul, chamar atenção para as iniciativas que devem ser tratadas com a particularidade que o momento exige”, afirmou o presidente do Senado Federal.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin