No próximo dia 29 de julho acontece, o "Dia D" de combate às hepatites virais, em Frederico Westphalen. A iniciativa visa identificar as hepatites B e C, doenças muitas vezes assintomáticas e perigosas. Os testes rápidos serão oferecidos gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 7h30min às 10h30min e das 13h às 16h. Basta apresentar o cartão do SUS para participar.
Além do Dia D, os postos de saúde da cidade oferecem testagem contínua para hepatites B e C, HIV e sífilis. O Julho Amarelo é dedicado à conscientização sobre as hepatites virais, destacando a importância do diagnóstico precoce para evitar complicações graves como cirrose e câncer de fígado.
De acordo com o Ministério da Saúde, as hepatites B e C podem evoluir para formas crônicas sem sintomas evidentes, tornando o diagnóstico crucial para o tratamento adequado e prevenção de complicações severas.
Publicado por
