Pasta da Saúde realiza mobilização contra violência em Terra Indígena Guarita
Secretaria do governo estadul apoiou movimento Kaingang pela vida e direitos das mulheres indígenas
Publicado em 08/07/2024 às 17:00
Capa Pasta da Saúde realiza mobilização contra violência em Terra Indígena Guarita

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da área técnica de Saúde Indígena e da Política de Saúde de Adolescentes, esteve presente na 3ª Mobilização de Mulheres Indígenas Kaingang GT Guarita Pela Vida – Meu Corpo, Meu Território, realizada em Tenente Portela e Redentora.

O evento, organizado pela Terra Indígena Guarita, maior comunidade do Rio Grande do Sul com cerca de 8 mil pessoas, abrangeu temas cruciais como o combate à violência contra mulheres indígenas, especialmente a violência sexual. O movimento, apoiado pelo Programa de Incentivos da Atenção Primária (Piaps) da SES, recebeu colaboração de instituições públicas e privadas, além da participação de comunidades Kaingang e Guarani.

Durante os dias 3 e 4 de julho, a SES, por meio da Divisão de Equidades do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, contribuiu com mesas de discussão sobre redes de proteção, saúde mental, violência infantil, registros de violência, medicina tradicional indígena e estratégias climáticas.

Guilherme Müller, sanitarista da Saúde Indígena da SES, destacou a importância do movimento para empoderar mulheres e meninas indígenas na denúncia e enfrentamento das violências, promovendo apoio nos serviços de saúde, assistência social e nos sistemas de justiça.

Publicado por

Foto Diego Macagnan
Diego Macagnan
Fotos