Câmara de Vereadores de FW realiza homenagem ao Guardião da Chama Crioula do município
Seu Antoninho, recebeu Moção de Aplausos, na Sessão Ordinária de terça-feira, 2 de julho
Publicado em 04/07/2024 às 17:00
Capa Câmara de Vereadores de FW realiza homenagem ao Guardião da Chama Crioula do município

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade e à cultura gaúcha ao longo de mais de três décadas, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen entregou, na terça-feira, 2 de julho, uma Moção de Aplausos a Antonio Anibal de Azevedo, carinhosamente conhecido como Seu Antoninho, o Guardião da Chama Crioula no município. O momento solene ocorreu na Câmara de Vereadores, durante a Sessão Ordinária, reunindo parlamentares e membros da comunidade local para celebrar a contribuição singular de Seu Antoninho.

De autoria do vereador Jacques Douglas de Oliveira, a Moção de Aplausos foi assinada por parlamentares de todas as bancadas, que aprovaram a homenagem de forma unânime. “É a pessoa mais humilde que até hoje essa Câmara já homenageou, uma pessoa que toda a comunidade tem um carinho muito especial”, destacou Oliveira, ressaltando o apreço e o respeito que Seu Antoninho conquistou ao longo dos anos.

Visivelmente emocionado, Seu Antoninho, como é amplamente conhecido, expressou sua gratidão pela homenagem recebida. “Minha riqueza está aqui em FW, os meus amigos, os meus filhos e o meu povo que me acolheu, em 1979, de braços abertos. Agradeço essa homenagem. Estou com o coração perigoso de tanta alegria que vocês me fizeram passar. Minha maior satisfação é prestar serviço para um povo tão amado como o de Frederico Westphalen”, declarou, tocando o coração de todos os presentes com suas palavras sinceras e emocionadas.

As Contribuições de Seu Antoninho

Antonio Anibal de Azevedo, nascido em 1951, em Planalto, mudou-se para Frederico Westphalen em 1979, juntamente com sua madrinha, com quem morava e cuidava na época. Em meados de 1982, casou-se com Mariana, e no mesmo ano, foram abençoados com a gravidez de sua esposa, porém, a gestação foi interrompida devido, e assim, o casal não conseguiu ter filhos.

Inicialmente, Seu Antoninho trabalhava com reparos de jardinagem e calçamentos, até conhecer Deoclides Vendruscolo, então secretário da Administração, que o convidou para trabalhar na Prefeitura. Foi contratado e efetivado como diarista no setor de coleta de lixo e limpeza pública em 26 de fevereiro de 1980. Em 1988, durante um reparo de poda de árvores, sofreu uma queda e se machucou, ficando afastado por alguns meses. Em setembro daquele ano, a convite de Isidoro dos Santos e Áureo de Oliveira, assumiu a função de acender a Chama Crioula na praça. Desde então, inovou com suas ideias e maneiras de manuseio, confeccionando até mesmo um suporte para o ato de acendimento da Chama, recebendo elogios de muitas autoridades regionais e sendo reconhecido como o "Guardião da Chama Crioula", título concedido pelo Jornal Alto Uruguai.

Após retornar de seu afastamento em 1991, realizou o concurso público e iniciou suas funções de forma efetivada na limpeza e manutenção da Praça da Matriz e demais setores. Com o tempo, foi nomeado chefe e responsável pela equipe que ali trabalhava, permanecendo no cargo até 2009, quando se aposentou. Mesmo aposentado, Seu Antoninho manteve a tradição e o ato de acendimento da Chama Crioula em Frederico Westphalen todos os anos, demonstrando seu compromisso inabalável com a cultura e a comunidade.

Seu Antoninho sempre foi muito ativo em suas atividades e é querido por todos que o conhecem, principalmente pelos profissionais que trabalham no Posto do Ayres, onde começou a prestar serviços durante a pandemia e continua até hoje, sendo um exemplo de dedicação e amor pelo próximo.

Publicado por

Foto Diego Macagnan
Diego Macagnan
Fotos