A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou nesta quarta-feira, 3, uma operação que desarticulou uma quadrilha que prometia entregar antenas da empresa Starlink, de Elon Musk, de forma gratuita à população afetada pelas recentes enchentes no estado. A ação resultou no cumprimento de três mandados de prisão nos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de quatro mandados de busca e apreensão.
Segundo as autoridades, os criminosos alegavam que os equipamentos estavam sendo doados pela SpaceX, empresa de Musk, em resposta ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Para dar verossimilhança ao golpe, criaram um site que simulava a página oficial da Starlink, onde ofereciam as antenas gratuitamente, exigindo apenas o pagamento do frete para entrega.
Ao preencherem seus dados pessoais, as vítimas eram redirecionadas a uma página falsa do Mercado Pago, onde um QR Code era gerado para o pagamento do frete. O valor era então transferido para uma conta controlada pelos golpistas. De acordo com a Polícia Civil do RS, “os criminosos se aproveitaram do momento de calamidade vivenciado no estado como um atrativo, especialmente porque a empresa de Elon Musk realmente realizou doações de equipamentos para auxiliar na comunicação das equipes de segurança e salvamento durante a enchente”.
Durante as investigações, as páginas fraudulentas foram removidas da internet e contas bancárias vinculadas aos CPFs e CNPJs dos suspeitos foram bloqueadas. As apurações indicaram que os valores arrecadados com o golpe eram destinados a um jovem de 22 anos, residente em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e a dois homens de 20 e 24 anos, de Minas Gerais.
A Polícia Civil continua a investigação para identificar outros membros da quadrilha e reunir mais provas. A força-tarefa Cyber foi criada especificamente para combater crimes que exploram situações de calamidade pública. Até o momento, dez prisões preventivas foram realizadas e mais de 50 medidas cautelares foram autorizadas pelo Poder Judiciário.
Publicado por
