Foto de Reprodução
Um incêndio destruiu mais de 95% da fábrica do Frigorífico Mais Frango, em Miraguaí, em dezembro de 2023. Desde então, a empresa tem operado com 500 funcionários, produzindo farinha e óleo para ração de frangos de mais de 120 produtores associados. Parte do abate foi transferida para unidades em municípios vizinhos para evitar paralisação total. Cerca de 750 funcionários foram demitidos durante o mês de janeiro deste ano. Os desligamentos ocorrem depois de um incêndio que atingiu a empresa em 17 de dezembro de 2023.
Para manter a produção, o Frigorífico Mais Frango opera em unidades de Nova Araçá, a 300 km de Miraguaí, e Nova Erechim, em Santa Catarina. Após o incêndio, a empresa arrendou o frigorífico em Nova Erechim e contratou mais de 300 novos colaboradores.
Os diretores Sadi Marcolin e Adelir Weissheimer estimam que os prejuízos ultrapassam 100 milhões de reais, incluindo danos à estrutura, maquinário e custos logísticos. A empresa já adquiriu novas máquinas e está construindo a infraestrutura para recuperar a fábrica de Miraguaí, com previsão de retomar todas as atividades até março de 2025.
A reconstrução é essencial não apenas para a empresa, mas também para a economia local e regional. Antes do incêndio, a fábrica gerava 1.300 empregos diretos, impactando positivamente a região. Com a retomada do abate, novos postos de trabalho devem ser criados, fortalecendo a economia de Miraguaí.
A região aguarda com esperança a retomada das operações do Frigorífico Mais Frango. A reconstrução da fábrica deve manter a empresa em destaque no mercado, contribuindo para a geração de renda e progresso da comunidade de Miraguaí e arredores.
Publicado por
