A Escola Estadual de Ensino Fundamental Verginio Cerutti (CIEP) foi honrada com uma Moção de Aplausos pelo Poder Legislativo de Frederico Westphalen, em comemoração aos seus 30 anos de história dedicados à educação. O evento de entrega da homenagem, ocorrido em 24 de junho, contou com a presença do presidente da Câmara, Leandro Mazzutti, e do vereador suplente Lauro Luiz Chielle, além da diretora Sandra Guedes, a vice-diretora Marlene Pires, professores e alunos.
Fundada através do Decreto Nº 34.772 de 11 de fevereiro de 1993, a escola iniciou suas atividades em 27 de maio de 1994, tornando-se pioneira em Educação de Tempo Integral no município a partir de 28 de maio de 2014. O nome "Verginio Cerutti" homenageia um destacado cidadão local, reconhecido por sua contribuição no comércio e na política.
Atualmente, a instituição atende 220 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 44 da Pré-escola, em parceria com a rede municipal, contando com um quadro de 23 professores e 13 funcionários. A escola ocupa uma área de 10.000 m², com uma estrutura que inclui salas climatizadas, ginásio de esportes, refeitório amplo, quadra esportiva externa, horta, pomar e pátio espaçoso.
A filosofia da Escola Verginio Cerutti é formar sujeitos conscientes e transformadores, respeitando valores éticos, morais, religiosos e de cidadania. Além de seu papel educacional, a escola também abriga, há mais de 20 anos, uma unidade da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), reforçando seu compromisso com o desenvolvimento educacional e comunitário.
Este reconhecimento da Câmara de Vereadores destaca a importância contínua da escola na formação integral de seus alunos e na contribuição para o desenvolvimento local ao longo de três décadas de dedicação educacional.
Publicado por
