A segunda turma do curso de Blaster de 3ª categoria foi formada em Ametista do Sul. Os 50 garimpeiros, agora habilitados e certificados, realizaram a formação nos dias 10 a 14 de junho de 2024. A ação foi coordenada pela Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (COOGAMAI), em parceria com a Administração Municipal.
As aulas teóricas ocorreram no auditório da Prefeitura Municipal, e as práticas em garimpos de associados da Cooperativa, situados em Ametista do Sul. O treinamento totalizou entre teoria e prática 48 horas. Os conteúdos abordados foram aplicação e manipulação de explosivos civis, artifícios pirotécnicos de uso técnico e pólvora mecânica. As aulas foram ministradas pela empresa Projemine Engenharia, com instrutor responsável técnico, o engenheiro de minas, Rudolf Schaarschmidt, e pelo instrutor engenheiro de minas, Pedro de Oliveira Pena e Oliveira.
O prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski, acompanhou a entrega dos certificados, juntamente com a presidente da COOGAMAI, Maria Antônia Cassol, e destacou a importância desse treinamento, reforçando ir além do aprendizado, ‘estamos cumprindo uma exigência do Ministério do Trabalho, e ao mesmo tempo, proporcionando aprendizado e cada vez mais segurança aos garimpeiros,’ comenta Jadir.
Publicado por
