Ficou mais fácil realizar o descarte adequado de resíduos eletrônicos em Frederico Westphalen, graças à iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SeMMA), que instalou um contêiner permanente no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella para que os moradores façam a destinação correta desse tipo de lixo. O contêiner estará aberto para depósito de lixo eletrônico três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 horas às 17h30min, com um servidor da prefeitura no local para receber os materiais entregues pela população. Podem ser descartados no local itens como televisores, computadores, celulares, impressoras e geladeiras, enquanto pilhas, lâmpadas e toners não serão recolhidos.
Os materiais coletados no contêiner serão destinados para reciclagem, graças a uma parceria firmada com a empresa Natusomos. A instalação do contêiner reforça as iniciativas voltadas à logística reversa em Frederico Westphalen, que buscam garantir a coleta, transporte e reciclagem de produtos e embalagens após o seu consumo. Além da destinação adequada dos materiais eletrônicos, o município conta com ecopontos de vidro, estações de coleta de vidros instaladas em 2019 por meio de parceria com o Rotary Club Frederico Westphalen/Barril.
Os ecopontos de vidro estão instalados em vários bairros:
- Itapagé, na Praça da URI
- Santo Antônio, próximo ao Sersa
- Primavera, próximo à capela
- Santo Inácio, próximo à EMEI João Paulo II
- Aparecida, na rua Guanabara, perto da usina de asfalto do município
- Centro, próximo à Agência dos Correios
- Ipiranga, próximo ao clube
- Fátima, na praça e próximo à EMEI Santa Luzia
- São Francisco de Paula, ao lado da Academia ao Ar Livre
Com essas iniciativas, Frederico Westphalen avança na gestão de resíduos e na conscientização ambiental da população, promovendo um ambiente mais sustentável e saudável para todos.
Publicado por
