Foto de Maicon Ferreira
O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, se reuniu neste sábado, 15, com autoridades regionais e representantes da Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP) no Centro Cultural de Palmeira das Missões, onde apresentou os planos do governo federal para a reconstrução do Estado. Durante o encontro, Pimenta anunciou os valores que os municípios da AMZOP receberão para reparar os danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
O ministro destacou a importância das verbas para as obras de reestruturação de pontes, citando como exemplo a ponte de Rodeio Bonito, que desabou sobre o rio da Várzea. Até recentemente, Pimenta era ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo federal, mas agora coordena as ações de melhorias no Estado em resposta aos estragos causados pelas enchentes.
O presidente da AMZOP e prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello, participou do encontro e solicitou ao ministro recursos para a reconstrução da ponte sobre o rio da Várzea em Rodeio Bonito. Pimenta garantiu o financiamento necessário para a obra e mencionou que os recursos para a recuperação de estradas nos municípios atingidos pelas chuvas estão sob análise do governo federal. Albarello também pediu a recomposição das perdas do ICMS dos municípios devido à enchente, uma solicitação que está sendo avaliada pelo governo.
O evento contou com a presença de vários prefeitos da AMZOP e teve como anfitrião o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing. Segundo o ministro Paulo Pimenta, o governo federal já liberou R$ 139,7 milhões para a região da AMZOP, destacando que Palmeira das Missões recebeu R$ 20,5 milhões desse total, um volume extraordinário de recursos para a recuperação da área.
Publicado por
