Estudantes de Gestão de Cooperativas do Cesurg realizam visita técnica à Creluz
Atividade proporcionou compreensão prática do cooperativismo e seus fundamentos
Publicado em 14/06/2024 às 17:00
Capa Estudantes de Gestão de Cooperativas do Cesurg realizam visita técnica à Creluz

No sábado, 8 de junho de 2024, a coordenação, professores e alunos do curso de graduação em Gestão de Cooperativas do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg), campus Sarandi, participaram de uma visita técnica à Creluz. Com o tema "Vivências em Cooperativas", a atividade teve como objetivo oferecer uma compreensão prática do cooperativismo, explorando suas formas de organização, filosofia e estratégias, enriquecendo assim o conhecimento acadêmico com experiências reais e inspiradoras.

A visita começou com uma recepção no centro administrativo da cooperativa, localizado em Pinhal, às 08h30min. Sob a orientação do Gerente Administrativo e Financeiro da Creluz, Fernando Fiorentin, os estudantes foram conduzidos por uma imersão completa, com apresentação institucional e foco nos pilares da governança, gestão e os fundamentos do cooperativismo, além de visitação aos setores, proporcionando uma compreensão holística do funcionamento da cooperativa.

A jornada educativa continuou com visitas à subestação Pinhal Augusto Moro e ao Centro de Educação, Treinamento e Recreação. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho ambiental da cooperativa junto ao Horto Florestal, acompanhados pelo Técnico em Gestão Ambiental Ronaldo Sartoretto Bagatini.

Outro destaque foi a visita ao Centro de Operações em Rodeio Bonito, onde o operador de COD Markus Vinícius Barcarolo guiou os estudantes pelos bastidores da operação do sistema elétrico da cooperativa. Os alunos puderam visualizar a operação das usinas hidrelétricas e solares, além do monitoramento em tempo real de todas as plantas e o funcionamento da distribuição de energia elétrica para os 36 municípios da área de atuação da Creluz.

Durante a visita, o coordenador do curso de Gestão de Cooperativas, Semar Bonavigo, destacou a relevância do evento, enfatizando sua importância e significado. Para Bonavigo, a experiência proporcionou uma compreensão profunda e prática dos processos de gestão, estratégias e formas de organização. Ele também ressaltou a Creluz como um modelo exemplar de desenvolvimento sustentável, que promove a justiça social e desempenha um papel vital na vida das comunidades locais.

O presidente da Creluz, Professor Elemar Battisti, enfatizou o papel fundamental das vivências práticas na formação dos estudantes. Battisti ressaltou que a colaboração contínua reflete o compromisso da Creluz em cultivar uma nova geração de líderes cooperativistas, prontos para enfrentar os desafios do futuro com conhecimento e dedicação.

Publicado por

Foto Diego Macagnan
Diego Macagnan
Fotos