Rio Grande do Sul apresenta queda de homicídios e feminicídios
Em contrapartida, os assaltos que terminaram em morte aumentaram no Estado
Publicado em 05/06/2024 às 10:39
Capa Rio Grande do Sul apresenta queda de homicídios e feminicídios

Os indicadores de criminalidade de maio indicam que o Rio Grande do Sul manteve a redução nos homicídios e feminicídios, mas teve aumento nos casos de roubos com morte, os latrocínios. Os crimes patrimoniais, como furtos, roubos e roubos de veículos, apresentaram redução em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado.

No caso dos assassinatos, a queda no quinto mês do ano foi de 29% no Estado, de 110 vítimas para 78. No acumulado do ano, os primeiros cinco meses apresentam queda de 15% nos assassinatos.

Outro crime que manteve a queda são os assassinatos de mulheres em contexto de gênero, os feminicídios. Neste caso, a diminuição é de 60% no comparativo com o mesmo período de 2023. Em maio deste ano foram dois casos de feminicídio no Estado, enquanto no mesmo período do ano passado ocorreram cinco. 

Em contrapartida aos homicídios e feminicídios, os assaltos que terminaram em morte aumentaram no Rio Grande do Sul. Em maio, foram registrados quatro casos de latrocínio, enquanto no mesmo período do ano passado tinha sido apenas um. Os casos foram registrados nos municípios de Farroupilha, Montenegro, em Torres, e em Porto Alegre.

No campo, os registros de abigeato passaram de 380 em 2023, para 161 em maio deste ano, uma redução de 57%. No acumulado, o crime também mantém queda, com quase 30% menos registros desde janeiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos