Na quarta-feira 22, o grupo artístico da terceira idade "Reviver" apresentou uma peça teatral intitulada "Pinhal, Orgulho de Viver Aqui", na sede da terceira idade de Pinhal. A peça homenageou os 36 anos do município, celebrados em 29 de abril, contando a história desde a colonização até a emancipação política e administrativa em 1987. A coordenação ficou por conta do professor Luiz Henrique Roso, com apoio de profissionais do CRAS e da coordenação da casa.
O local onde hoje se encontra Pinhal era um ponto de passagem obrigatório para tropeiros que se dirigiam à região de Nonoai e Chapecó, vindos dos "Campos da Palmeira". A área, rica em madeira e caça, atraiu imigrantes italianos que iniciaram a colonização, desbravando o sertão e estabelecendo as primeiras lavouras e criações de suínos, além do cultivo do trigo.
O nome "Pinhal" surgiu devido a um grupo de araucárias próximo à localidade de Alto Paraíso ou a um bosque de pinheiros na mata junto ao Rio Várzea, segundo registros da Inspetoria de Terras. A localidade passou a ser conhecida como "Vila do Pinhal".
Com o tempo, Pinhal cresceu e a comunidade buscou a independência política e administrativa. Em 1987, a luta pela emancipação se intensificou, culminando em um plebiscito em 20 de dezembro, onde a população optou pela emancipação. Em 29 de abril de 1988, através da Lei Estadual n.º 8.577, o município de Pinhal foi oficialmente criado.
O professor Luiz Henrique Roso tem trabalhado a cultura através da música e do teatro em suas aulas, utilizando apresentações em datas comemorativas para desenvolver a capacidade de expressão dos sentimentos e emoções, fundamentais para a inteligência emocional e as relações interpessoais.
Publicado por
