Em uma maratona de compromissos realizada nos dias 22, 23 e 24 de junho, o Cacique da Terra Indígena Guarita, Valdones Joaquim, juntamente com o Cacique da Terra Indígena Serrinha, Marciano Inácio Claudino, e líderes indígenas como Paulo César Ribeiro, Jackson Bento, Zico Ribeiro e Daniela Kaingang, cumpriram uma agenda estratégica em Brasília, onde participaram de encontros nos principais órgãos governamentais que tratam das questões indígenas. As audiências envolveram o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), o Ministério da Cultura e o Ministério do Meio Ambiente, abordando uma variedade de temas essenciais para a comunidade indígena.
Durante essas reuniões, foram debatidos diversos assuntos de grande relevância para a Terra Indígena Guarita, com destaque para as questões de sustentabilidade econômica, acesso a recursos financeiros para o desenvolvimento comunitário, segurança alimentar e nutricional, proteção social, e a elaboração de um plano emergencial para atender a comunidade afetada pelas chuvas recentes. Além disso, foram discutidos projetos voltados para a educação, saúde e agricultura familiar, com o objetivo de fortalecer a autonomia e o bem-estar da população indígena.
Marciano Inácio Claudino, Presidente do Conselho dos Caciques do Rio Grande do Sul e Cacique da Terra Indígena Serrinha, ressaltou a produtividade e o intenso trabalho realizado durante os encontros, destacando a importância dessas discussões para o avanço das políticas indígenas. Valdones Joaquim, por sua vez, destacou que as audiências em Brasília foram extremamente positivas, contribuindo significativamente para o aperfeiçoamento do acesso do povo Kaingang às políticas públicas, tanto básicas quanto específicas, que são essenciais para a garantia de seus direitos e o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.
Publicado por
