Após longa interdição, garimpos são liberados em Ametista do Sul
Anúncio foi feito pela nova presidente da Coogamai, Maria Antônia Cassol
Publicado em 23/05/2024 às 08:46
Atualizado em 23/05/2024 às 09:41
Capa Após longa interdição, garimpos são liberados em Ametista do Sul

Na noite desta quarta-feira, 22, Maria Antônia Cassol, presidente da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), anunciou a liberação oficial dos garimpos sob a jurisdição da cooperativa. A decisão, comunicada após o recebimento do despacho do auditor, marca o fim de uma interdição que se arrastava desde o dia 25 de julho de 2023.

Apesar da liberação, a presidente alertou sobre algumas condições que ainda precisam ser atendidas. Somente os 50 primeiros garimpos que completaram o curso específico estão autorizados a retomar suas atividades imediatamente. A liberação dos demais garimpos vai ocorrer conforme a conclusão dos cursos exigidos.

Além disso, Maria Antônia mencionou que a aprovação de pólvora pela fábrica é uma etapa pendente para a completa normalização das operações de mineração.

De acordo com a nova presidente da Coogamai, a Cooperativa se compromete a continuar trabalhando para assegurar que todas as condições sejam cumpridas, permitindo que todos os membros retornem ao trabalho com segurança e em conformidade com as regulamentações.

Publicado por

Foto Almir Felin
Almir Felin
Fotos