O Hospital Unimed Noroeste/RS reforça sua posição como referência macrorregional ao incorporar tecnologias de ponta e inovação ao Jeito de Cuidar Unimed. Recentemente, foram realizados dois procedimentos endoscópicos inéditos na região, sob a supervisão do médico Alexandre Bestetti, especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva Avançada, e da médica gastroenterologista Magda Moraes Bestetti.
O primeiro procedimento foi a Diverticulotomia Endoscópica para tratar divertículo de Zenker. O médico explica que essa técnica consiste em acessar um divertículo, uma bolsa que se forma na parte superior do esôfago devido ao enfraquecimento dos músculos da região. Isso leva ao acúmulo de alimentos, causando sintomas como dificuldade para engolir, regurgitação, tosse e sensação de aperto na garganta.
Considerado um procedimento muito avançado para essa condição, o paciente, que sofria há mais de uma década, já apresentou melhorias significativas após 12 horas, conseguindo beber água sem dificuldade e dormir de costas sem acordar ou tossir, algo impensável nos últimos anos. O médico destaca que essa técnica representa um avanço significativo no tratamento na região Noroeste, evitando a necessidade de viagens para outros centros médicos.
O segundo procedimento foi a Dissecção Endoscópica de Submucosa (ESD), uma técnica avançada para tratamento de lesões e cânceres precoces do trato digestivo. O paciente teve alta duas horas após o procedimento, retornando no mesmo dia ao seu município de origem, sem dor e aceitando dieta normalmente. Esse procedimento permitiu tratar um câncer gástrico preservando totalmente o órgão do paciente, com rápida recuperação e sem complicações.
Publicado por
