Durante a Semana da Enfermagem, celebrada de 12 a 20 de maio, o Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, destaca o papel fundamental dos profissionais de Enfermagem em suas atividades diárias. Com 1648 profissionais distribuídos em onze áreas, representando mais de 40% do quadro de colaboradores da instituição, a equipe de Enfermagem desempenha um papel crucial no cuidado e na assistência aos pacientes.
Para muitos profissionais, como a enfermeira Milena Lovison Damini, o trabalho na Enfermagem é uma escolha motivada pela oportunidade de cuidar e proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes, especialmente os prematuros. Já para a enfermeira Érica Catarina Dalabona, a profissão é a arte do cuidar e da ciência, permitindo fazer a diferença na vida das pessoas diariamente.
A técnica de enfermagem Genelci Oliveira, que ingressou na equipe em 2021, destaca o valor do trabalho de cuidado e acolhimento oferecido aos pacientes em momentos de necessidade. Seu trabalho no Centro Oncológico Infantojuvenil é apenas um exemplo do comprometimento e da dedicação da equipe de Enfermagem do HSVP.
Além da assistência direta aos pacientes, a Enfermagem também desempenha um papel crucial na gestão hospitalar. O Gerente de Enfermagem da Unidade Teixeira Soares, José Olavo Lupatini Filho, ressalta a importância da enfermagem em todas as áreas da saúde, desde a gestão até a assistência direta. Para ele, a Semana da Enfermagem é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o compromisso desses profissionais com a saúde e o bem-estar da comunidade.
Felipe Ferreira Lucas, Gerente de Enfermagem da Unidade Uruguai, destaca o trabalho incansável dos profissionais de Enfermagem, que cuidam 24 horas por dia de cada paciente, deixando uma marca positiva em cada um deles. Ele ressalta que o trabalho da Enfermagem é uma montanha-russa de emoções, onde os profissionais se tornam exemplos e inspiração para muitos.
Publicado por
