Maria Antônia Cassol é eleita presidente da Coogamai
Chapa 1 obteve 93,25% dos votos em eleição marcada por alta participação dos associados, prometendo melhorias focadas na transparência e valorização dos garimpeiros locais
Publicado em 21/05/2024 às 17:00
Capa Maria Antônia Cassol é eleita presidente da Coogamai

Neste sábado, 18, ocorreu em Ametista do Sul a aguardada eleição da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), resultando na vitória da Chapa 1, liderada por Maria Antônia Cassol, com uma expressiva margem de votos. Maria Antônia Cassol recebeu 705 votos, representando 93,25% do total, superando a candidata Juvelita Rodrigues da Silva, que obteve 51 votos, equivalentes a 6,75%. A eleição foi marcada por uma participação ativa dos associados, que demonstraram seu apoio à candidata vencedora. Maria Antônia Cassol prometeu trazer uma série de melhorias para a organização, focando na transparência e na valorização dos garimpeiros locais. A nova diretoria iniciou os trabalhos nesta segunda-feira, 20.

A nova diretoria da Coogamai terá um grande desafio que é obter a liberação dos garimpos na região, pois desde 25 de julho de 2023, os garimpeiros enfrentam a proibição de exercerem suas atividades. A interdição dos garimpos da região afetou mais de 150 garimpos e cerca de 1,3 mil garimpeiros. Apesar das medidas tomadas para cumprir as exigências dos órgãos fiscalizadores, como o Exército, Ministério do Trabalho e Previdência, Crea-RS, Fepam e Agência Nacional de Mineração, a proibição persiste. Essa interdição já causa prejuízos financeiros estimados em R$ 3 milhões por mês para Ametista do Sul.

Confira a nova diretoria da Coogamai

  • Presidente: Maria Antônia Cassol
  • Vice-Presidente: Valdemir Potrich
  • Conselheiro: Evandro Zanatta
  • Conselheiro: Lenon Cezar Vinques
  • Conselheiro: Kleder Rodrigo Corazza
  • Conselheiro: Joelson Camargo
  • Conselheiro: Adelir José Gotardo

Publicado por

Foto Diego Macagnan
Diego Macagnan
Fotos