60ª Romaria em Honra aos Beatos Manuel e Adílio reúne milhares de fiéis
Celebração do Centenário do Martírio dos Beatos é dedicada às vítimas das enchentes no Estado
Publicado em 20/05/2024 às 10:52
Atualizado em 20/05/2024 às 14:00
Capa 60ª Romaria em Honra aos Beatos Manuel e Adílio reúne milhares de fiéis

Nem a chuva nem o frio afastaram os fiéis que participaram da 60ª Romaria em honra aos Beatos Manuel e Adílio em Nonoai. A Diocese de Frederico Westphalen dedicou as celebrações às milhares de famílias gaúchas afetadas pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

Ao longo dos 60 anos de romarias, Nonoai se consolidou como um dos maiores centros religiosos do estado, atraindo milhares de romeiros durante o evento e ao longo do ano. Fiéis de diversas origens se dirigem ao Santuário para pagar promessas ou fazer pedidos, com a esperança da canonização dos mártires.

As celebrações começaram na manhã de domingo com uma missa às 10h, presidida pelo bispo diocesano Dom Antonio Rossi Keller. Às 14h, Monsenhor Luiz Dalla Costa celebrou a segunda missa. O presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, não pôde comparecer devido aos danos causados pelas enchentes, que impediram seu deslocamento. Cerca de 15 mil pessoas participaram deste grande evento religioso.

Devido à situação crítica no Rio Grande do Sul, os organizadores optaram por adiar os eventos paralelos, como a Cavalgada da Fé, a Ciclo Romaria, a encenação "Beatos Manuel e Adílio – Mártires da Fé", e o show de encerramento. Esses eventos serão reagendados para o segundo semestre de 2024.

As Invernadas do CTG Sentinela do Pampa realizaram apresentações com coreografias tradicionalistas que retratam a vida dos Beatos Manuel e Adílio. A participação dos devotos foi expressiva, demonstrando uma fé inabalável mesmo sob condições climáticas adversas. O Santuário e a praça central ficaram lotados, e a emoção tomou conta dos romeiros, sacerdotes e colaboradores.

Hoje, 20 de maio, ocorre em Três Passos a missa da Vigília do Centenário às 19h, no Santuário. Amanhã, 21 de maio, data que marca os 100 anos do martírio dos beatos, haverá uma procissão saindo da igreja matriz da paróquia Santa Inês às 8h30 em direção ao local do martírio. A Missa Solene será às 10h e, ao meio-dia, haverá almoço.
 

Publicado por

Foto Miguel Scapin (Estagiário em Jornalismo)
Miguel Scapin (Estagiário em Jornalismo)