Foto de Carol Aroldi
Na manhã desta sexta-feira, o Monsenhor Luiz Dalla Costa e o Monsenhor Leonir Fainello visitaram o complexo Luz e Alegria para discutir a beatificação dos Beatos Manuel Gonzales e Adílio Daronch, realizada em 2007. A celebração ocorreu no domingo, 21 de outubro, em Frederico Westphalen, com a missa de beatificação dos mártires Padre Manuel Gomes Gonzalez e o coroinha Adílio Daronch, no Parque Municipal Monsenhor Vitor Batistella, no km 32 da BR-386.
O Monsenhor Luiz Dalla Costa ressaltou a importância de São João Paulo II, que, durante o processo de canonização de Madre Paulina em Florianópolis, destacou o testemunho de evangelização de muitos mártires na América Latina. Ele fez um apelo às dioceses para que a memória dos mártires fosse preservada. Esse apelo iniciou a mobilização para a beatificação de Manuel e Adílio, ainda nos anos 90.
O Monsenhor Leonir Fainello mencionou a dedicação do bispo Dom Bruno Maldaner e do Monsenhor Arlindo Rubert, que trabalharam intensamente na causa dos mártires desde o primeiro chamado do Papa São João Paulo II. Eles envolveram toda a comunidade na coleta dos depoimentos necessários para o envio a Roma.
Este ano marca o centenário do martírio dos beatos. A celebração da Santa Missa dos beatos, em 2007, contou com o Grupo de Teatro de Três Passos, que encenou a vida e o martírio do Padre Manuel e do coroinha Adílio. A missa, que durou duas horas, foi presidida pelo cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da Congregação da Causa dos Santos, enviado especial do Papa Bento XVI. Aproximadamente 30 bispos, mais de cem padres e 3.500 coroinhas participaram da cerimônia. A comitiva episcopal também contou com Frei Paolo Lombardo, postulador da causa da beatificação em Roma, e o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldissera.
Entre os presentes estiveram o bispo emérito de Frederico Westphalen, Dom Bruno Maldaner, o bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, o administrador diocesano, padre Luiz Dalla Costa, o Padre Alexender Jaeger, vice-postulador da causa da beatificação, o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, e o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings. Também participaram o pároco da catedral e os párocos de Nonoai, Angelo Dal Piva, e de Três Passos, Hélio Welter.
Publicado por
