A ponte da Navegantes, conhecida pela travessia entre Três Passos e Tenente Portela, foi parcialmente destruída pela enchente do Rio Turvo. Desde então, está interditada. Representantes dos dois municípios participaram de uma reunião em Três Passos para buscar uma solução conjunta. Ficou acordado que será encaminhada a construção de uma nova ponte.
Participaram da reunião, representando Três Passos, o prefeito Arlei Tomazoni, o procurador geral Carlaile Hörbe, a coordenadora da Defesa Civil e secretária de Agricultura Cristiane Bertaluci, e os secretários de Planejamento Vertner Both e de Transportes Marcos Rache. Por Tenente Portela, estiveram o prefeito Rosemar Sala e os secretários de Políticas Estruturantes e Zeladoria Salete Sala, e de Administração, Planejamento e Comunicação Social Paulo Farias.
Os danos causados pelas cheias do Rio Turvo têm sido frequentes. Esta é a terceira vez que isso ocorre em menos de um ano. Nas outras situações, os municípios investiram na reconstrução, porém, a partir deste último episódio climático, a ideia é fazer uma nova ponte que suporte eventuais enchentes. Os gestores entendem que repor o que foi levado pelas águas e tentar recuperar a atual estrutura seria uma medida paliativa.
O primeiro passo será contratar uma empresa para elaborar o projeto e posteriormente outra para executar a obra. As duas etapas se darão através de processos licitatórios coordenados pela Prefeitura de Três Passos. Enquanto isso, os municípios se empenharão na busca de recursos nas esferas Estadual e Federal para custear a nova estrutura. As despesas de contrapartidas serão divididas entre as duas Prefeituras.
Mesmo com o tratamento prioritário a esta demanda, a travessia somente poderá ser restabelecida a partir da entrega da obra. Pela complexidade do projeto, não é possível ainda estabelecer um prazo com a conclusão. Enquanto isso, a ligação entre Três Passos e Tenente Portela será somente pela ponte da RSC 472.
Publicado por
