Foto de Gustavo Mansur / Govereno RS
O governador Eduardo Leite anunciou neste sábado, 11, que cada família afetada pelas chuvas no Rio Grande do Sul receberá R$ 2 mil do Pix organizado pelo governo. A decisão foi tomada pelo comitê gestor responsável pelos valores doados pelo Pix SOS Rio Grande do Sul.
Os critérios para as famílias receberem o benefício ainda estão em definição. Parte do valor arrecadado será utilizada para compra e entrega imediata de 30 mil mantas, que ajudarão os atingidos pelas chuvas a enfrentar o frio intenso que se aproxima, conforme destacou o governador.
É importante ressaltar que o dinheiro doado pelo Pix do governo do RS não entra no caixa do estado para despesas correntes, mas abastece um fundo de emergência criado para lidar com a crise. As doações são destinadas à conta SOS Rio Grande do Sul, gerida por um comitê que inclui integrantes do setor público, de fundações e entidades privadas e de movimentos sociais.
Até quarta-feira, 8, segundo o governo, foram arrecadados R$ 72 milhões. A governança para distribuir o dinheiro doado já foi testada antes, em setembro do ano passado, quando o RS também foi afetado por enchentes, destinando R$ 5,5 milhões para 2.327 pessoas em nove municípios.
Publicado por
